27 de setembro de 2024 - sexta

Referência em ensino jurídico, ESA OAB SP expande suas atividades e inaugura 32 núcleos em todo o estado

Escola Superior de Advocacia recebeu cerca de 60 mil novos alunos nos últimos anos

A Escola Superior de Advocacia (ESA) OAB SP recebeu quase 60 mil novos alunos desde 2022 e inaugurou 32 núcleos em todo o estado, além da nova sede na região da Avenida Paulista, na capital, tangibilizando a prioridade que a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) dá à​ qualificação e ao aperfeiçoamento da advocacia.

“É a única Escola de Advocacia no Brasil autorizada a oferecer cursos de pós-graduação com certificação. É importante que todos possam ter acesso a isso”, destaca o vice-presidente da Ordem paulista, Leonardo Sica.

Em 2023, a ESA OAB SP atingiu o maior número de cursos oferecidos: 364, sendo 80% gratuitos. Neste ano, até agosto, já foram oferecidos 291 cursos, a maioria sem custo algum para os alunos. A ESA também registrou aumento expressivo no número de alunos nos cursos de especialização, que passaram de 202 em 2022 para 307 em 2023.

Com a criação do programa Anuidade de Volta, desde 2023, quase 17 mil profissionais puderam investir em qualificação em 365 cursos diferentes da ESA. “Como professora, acredito de forma veemente que conhecimento transforma carreiras. E, pondo o chapéu de presidente da OAB SP, incentivo com orgulho que todos usem seus créditos do programa Anuidade de Volta, que converte o valor anual pago à Ordem em cursos de especialização e pós-graduação”, reforça Patricia Vanzolini, presidente da Secional paulista.

Além dos investimentos na ESA, outras iniciativas da OAB SP colaboraram para a formação da advocacia nos últimos anos, como a Oficina da Advocacia, série de aulas gratuitas voltada para os profissionais em início de carreira, e a Aceleradora de Escritórios, uma verdadeira imersão na cultura empreendedora, com aulas sobre gestão de escritórios e marketing.

“A OAB SP está mudando e nós precisamos acompanhar esse movimento. Por isso, precisamos nos capacitar, investir na educação e abraçar o que a tecnologia traz para facilitar nosso dia a dia”, ressaltou Daniela Magalhães, secretária-geral da OAB SP.

Por meio de Congressos, Seminários, Palestras e das Conferências Regionais da Advocacia, a Ordem paulista levou ainda mais conhecimento jurídico à advocacia e de forma totalmente gratuita. Entre janeiro de 2022 e agosto de 2024, as comissões da Secional realizaram mais de 900 eventos e as Subseções organizaram outros 5 mil, ou seja, a OAB SP tem oferecido uma média de quase seis eventos gratuitos por dia, promovendo uma formação contínua e de qualidade a toda a classe, em todas as regiões do estado.