Fundada em 1932, a OAB SP nasceu para apoiar e defender os advogados e advogadas paulistas. Ao defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a Justiça social, a entidade contribui com a consolidação das instituições democráticas e da cidadania brasileira.
Esta é a maior secional do país. São mais de 380 mil profissionais inscritos, quase 3 mil estagiários (as) e mais de 30 mil sociedades. A OAB SP ainda se faz presente em todo o estado de São Paulo por meio de 257 Subseções.
O Universo OAB SP reúne a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), a ESA - OAB SP (Escola Superior de Advocacia) e OAB Prev, previdência complementar para a advocacia. Ao ingressar neste sistema, advogados e advogadas têm acesso a ferramentas para otimizar e modernizar a rotina de trabalho. Saiba mais na seção de Serviços e Informações.
+ de 380 mil
Advogados(as)
3 mil
Estagiários(as)
41 mil
Sociedades Inscritas
96
Comissões Atuantes
257
Subseções
930
Postos de Atendimento
Os membros da diretoria das secionais da OAB SP são escolhidos por meio de uma eleição que ocorre a cada três anos. O primeiro presidente da OAB São Paulo foi Plínio Barreto, entre 1932 e 1933. Em 2022, Patricia Vanzolini assumiu como primeira mulher à frente da entidade.
Presidente
Doutor e mestre em Direito Penal pela USP, o advogado atua na área criminal desde 1994. Autor de livros como Justiça Restaurativa e Mediação Penal (2002) e Direito Penal de Emergência e Alternativas à Prisão (2007). Foi diretor do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), em 2002, e presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), entre 2015 e 2016. Fundador do escritório Sica Advocacia.
Vice-Presidente
Advogada comercialista especialista em Direito Societário e Contratual, cursou as Pós-Graduações de Direito Societário pelo Instituto Brasileiro de Mercados Capitais - IBMEC, e de Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica - PUC. E em 2022 a 2024 foi Diretora-Secretária-Geral da OAB SP. De 2018 a 2020 Conselheira Fiscal da OABPrev-SP. Em 2016 a 2018 foi Vice-Presidente da 33ª Subseção da OAB SP - Jundiaí. Sócia fundadora da Magalhães e Vitale Ferreira Advocacia.
Secretária-Geral da OAB SP
Advogada, doutora em Direito pela PUC, com mestrado e bacharelado pela UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto), e especialização pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Professora Universitária e de pós-graduação em Direito. Foi conselheira da OAB SP e presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB SP por três gestões. Presidiu a CAASP de 2022 a 2024. Autora do livro "Diversidade Sexual e de Gênero: A tutela jurídica nas relações de trabalho".
Secretária-Geral Adjunta da OAB SP
Advogada na área trabalhista empresarial, é pós-graduada pela Escola Paulista de Direito e cursa MBA em ESG pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) Atua em governança, como especialista em ESG e compliance, no Trench Rossi Watanabe. Primeira mulher negra eleita Secretária-Geral-Adjunta da OAB Subseção Santo Amaro (2022-2024). Autora das obras coletivas “Diversidade e Inclusão no Direito: Promovendo a equidade racial na advocacia brasileira” e “O Direito sob o Olhar Delas”.
Tesoureiro da OAB SP
Advogado criminalista, pós-graduado em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra (2016), e em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público/SP (2002). É sócio do escritório Sá Domingues e Fanti Sociedade de Advogados. Coautor do livro “O Tribunal do Júri na visão do juiz, do promotor e do advogado”. Foi presidente da Subseção Guarulhos (2016/2018) e reeleito para o cargo de diretor tesoureiro da OAB SP.
As Comissões da OAB SP, compostas por advogados(as) voluntários(as) dedicados(as) a uma área específica do Direito, desempenham papel crucial na promoção de conhecimento e pesquisa. As Comissões promovem seminários, eventos e discussões técnicas relevantes, atuando como elo entre a OAB SP e as demandas da classe e da sociedade, em busca de um constante aprimoramento da prestação jurisdicional.
A OAB SP se faz presente em todo o estado por meio das Subseções. Onde tem um advogado ou advogada, há uma sede da Ordem para apoiá-lo e defendê-lo. Cada endereço tem autonomia para promover ações locais, viabilizando o acesso à Justiça e fortalecendo a comunidade jurídica para uma advocacia mais eficaz e abrangente.
Ou procure pela Subseção desejada clicando na letra inicial da cidade.
O Tribunal de Ética e Disciplina é um órgão encarregado de fornecer orientação e aconselhamento relacionados à ética profissional. De acordo com a Lei nº 8.906/94, sua atribuição inclui também a condução e o julgamento de processos disciplinares, seguindo as diretrizes do Estatuto e do Regulamento Geral, promovendo a responsabilidade profissional e mantendo a integridade da advocacia. Sua atuação assegura a confiança pública e a ética na prática jurídica.
A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos. Dentro do Universo OAB SP, ela tem o papel de oferecer diversos benefícios e serviços aos advogados inscritos na Ordem paulista. Há venda de produtos com desconto em suas farmácias e livrarias, rede médica e de odontologia e espaços de convivência e trabalho.
A Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (ESA OAB SP) foi criada em 1998 para fornecer capacitação e aprimoramento à advocacia. A ESA oferece cursos em diversas áreas e formatos, promove eventos, palestras e atividades que enriquecem o conhecimento jurídico e fortalecem a atuação dos profissionais da área.