Estudantes de direito têm até o dia 25 de junho para se inscrever no I Moot da OAB SP “Sistema Interamericano de Direitos Humanos”. Moot é uma competição acadêmica que simula um caso fictício, em que os times de diferentes instituições de ensino preparam argumentos escritos e orais em defesa das partes. A dinâmica ajuda a desenvolver a oratória e a estruturação de argumentos jurídicos, além de habilidades de sustentação oral.
O evento, promovido pelas comissões de Direitos Humanos e de Ensino Jurídico, foi lançado especialmente como celebração aos 75 anos da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pelas Nações Unidas. O objetivo é contribuir para a consolidação da cultura de difusão, preservação e ampliação dos Direitos Humanos no Brasil e na América Latina, especialmente a partir do domínio do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
Podem se inscrever estudantes de direito de qualquer instituição do país. Os inscritos deverão formar equipes com, no mínimo, três participantes e, no máximo, cinco. Cada instituição será representada por um time. Estudantes de pós-graduação também podem se inscrever, mas participarão das equipes como técnicos. As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário na internet até 23h59 do dia 1° de julho.
A divulgação das equipes e treinadores será feita no dia 3 de julho, mesmo dia em que será divulgado o caso fictício a ser trabalhado pelos estudantes. A entrega dos memoriais está prevista até 1º de agosto e as rodadas orais, de 10 a 13 de setembro. Todos os participantes receberão certificados, mas haverá certificação específica para os ganhadores de cinco categorias do Moot: melhor equipe, melhor trabalho, melhor escrito-memoriais, melhor vítima e estado, melhor orador para estado e vítima.
As dúvidas sobre as inscrições podem ser enviadas por meio deste formulário.
Confira aqui o edital do I Moot da OAB SP “Sistema Interamericano de Direitos Humanos”.