Mulheres Advogadas

27 de março de 2024 - quarta

Comitiva da OAB SP agita Conferência da Mulher Advogada, em Curitiba

Mais de 200 advogadas participaram do evento, e presidentes de Subseções integraram painel

grupo de mulheres sorrindo com as mãos para cima
Caravana paulista durante a IV Conferência Nacional da Mulher Advogada. Foto: OAB SP/Divulgação

As pessoas que acompanharam a IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, nos últimos dias 14 e 15 de março, em Curitiba (PR), perceberam uma onda rosa-choque no evento: era a comitiva paulista. Pelo menos 230 advogadas inscritas na OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) participaram dos dois dias de Conferência vestidas com a camiseta rosa-choque que identificou a caravana. O grupo paulista causou impacto não só pela cor, mas pela alegria e boas vibrações durante todo o evento.

Entre as advogadas paulistas presentes, estavam presidentes de Subseções, que aproveitaram a Conferência para participar de debates importantes sobre liderança e protagonismo feminino. “Hoje, nós somos a maioria na OAB, mas precisamos conquistar mais espaços de liderança, porque uma mulher entende melhor as necessidades de uma outra mulher. Então, esse evento é importante para reunir essas dores e necessidades de todas as mulheres e criar políticas institucionais e, quem sabe, políticas públicas para nós mulheres”, destacou Sílvia Brito, presidente da OAB São Miguel Paulista.

A caravana paulista acompanhou atenta o painel “Gestão por Elas”, com o “top five” da OAB – as cinco mulheres presidentes de Secionais: Patricia Vanzolini, da OAB SP; Marilena Winter, da OAB PR, Gisela Cardoso, da OAB MT; Daniela Borges, da OAB BA; e Cláudia Prudêncio, da OAB SC. As presidentes relataram as dificuldades que enfrentaram em suas trajetórias e que ainda enfrentam no comando de uma Secional.

Luciane Bonelli Pasqua, presidente da OAB Mogi Guaçu, disse que se identificou com as histórias das cinco presidentes. “Eu também tive uma grande dificuldade. No início, quando fazíamos visitas em instituições – e eu sempre acompanhada do meu vice-presidente -, as pessoas falavam olhando para ele e não para mim, como presidente da Subseção. Hoje, isso mudou um pouco, eu tenho trabalhado bastante a minha figura e as pessoas já entenderam que a presidente é uma mulher e não um homem”, contou.

Para a presidente da OAB Mairinque, Dayani Cardoso, eventos como a Conferência ajudam a inspirar e encorajar outras mulheres a assumirem cargos de comando no sistema OAB. “A mulher, vendo outras mulheres na liderança, se sente representada e passa a acreditar que ela também tem o potencial de estar ali. Tempos atrás, nós víamos bancadas e dirigências totalmente masculinas, depois, passamos a perceber que quando a gente tem ali algumas mulheres nos representando, que a gente também pode percorrer o mesmo caminho”, ressaltou.

Boas práticas em prol das mulheres advogadas

A presidente da Comissão das Mulheres Advogadas (CMA) da OAB SP, Isabela Castro de Castro, participou de uma reunião no último dia de Conferência em que todas as 27 presidentes de CMA compartilharam boas práticas em prol da advocacia feminina.

Em seu momento de fala, Isabela destacou as Conferências Regionais das Mulheres Advogadas, que percorreram o Estado de São Paulo no ano passado, e sobre o apoio da OAB SP à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nacionais Unidas), que inclui a igualdade de gênero entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Quando falamos sobre igualdade de gênero, estamos falando sobre uma evolução de toda a sociedade. Se não evoluirmos na igualdade de gênero, não será possível evoluir nos demais objetivos propostos pelo pacto”, afirmou.

Isabela Castro chamou para o palco outras integrantes da Comissão: Amanda Mesquita, presidente da CMA na Subseção de Praia Grande, que representou todas as mulheres advogadas que atuam nas subseções; Katia Cação, conselheira secional e coordenadora do grupo de eventos da CMA; e Rosa Ramos, conselheira secional e presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB SP. “O grande objetivo da CMA é integrar e promover as mulheres advogadas no sistema OAB. É uma comissão transversal, que passa por todas as outras comissões, e representa a força desse sistema”, destacou a presidente da CMA.

IV Conferência Nacional da Mulher Advogada

Com o tema central “Evolução e Protagonismo”, este grande encontro da advocacia feminina foi realizado pelo Conselho Federal da OAB, por meio da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), nos dias 14 e 15 de março, em Curitiba (PR). O objetivo da Conferência foi debater as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea.

Oito lideranças femininas participaram dos paineis e reuniões da Conferência: a presidente Patricia Vanzolini; a secretária-geral Daniela Magalhães; a secretária-geral adjunta, Dione Almeida; a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Isabela Castro; a presidente da CAASP, Adriana Galvão; e as conselheiras federais Alessandra Benedito, Daniela Campos Libório e Silvia Souza.

Nos dois dias de evento, foram realizados 26 paineis sobre temas relevantes para a classe, como prerrogativas da mulher advogada, comunicação persuasiva, marketing jurídico, uso da inteligência artificial na advocacia, mulher na política eleitoral constitucional, reforma tributária, trabalho de cuidado e invisibilidade, gestão de escritório, assédio, etarismo, lawfare de gênero, enfrentamento ao racismo, novos nichos de mercado, governança e ESG, entre outros.

Também foram programadas oficinas para aprendizados práticos em diferentes áreas, como advocacia criminal, carreiras jurídicas, advocacia com perspectiva de gênero, advocacia trabalhista, sustentação oral, direito das famílias, liderança e precificação de honorários.