Advocacia Trabalhista

20 de junho de 2024 - quinta

Presidente da OAB SP participa do 1º Congresso Trabalho e Sociedade da AATSP

Patricia Vanzolini saudou a advocacia trabalhista e palestrou sobre o papel da mulher na advocacia

Patricia Vanzolini participou da mesa de abertura ao lado da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Beatriz de Lima Pereira; presidente da AATSP, Afonso Paciléo; desembargador Álvaro Alves Noga, diretor da Escola Judicial do TRT-2; secretária-geral da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, Isabelle Maria Verza; e a diretora da AATSP, Luciana Pereira de Souza.

No Dia Nacional do Advogado Trabalhista, a presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil São Paulo), Patricia Vanzolini, participou do 1º Congresso Trabalho e Sociedade da AATSP (Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo), realizado no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa.

Além da presidente da Secional paulista participaram da mesa de abertura a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Beatriz de Lima Pereira; o presidente da AATSP, Afonso Paciléo; o desembargador Álvaro Alves Noga, diretor da Escola Judicial do TRT-2; a secretária-geral da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, Isabelle Maria Verza, representando a presidência da entidade; e a diretora da AATSP, advogada Luciana Pereira de Souza.

Em sua fala, Vanzolini saudou os advogados e advogadas trabalhistas, dando ênfase à importância da atuação deste segmento. “São profissionais imprescindíveis que, com seu trabalho, ajudam a criar uma sociedade mais justa à medida que lidam com as questões crônicas e mazelas das desigualdades trabalhistas”, comentou.

O trabalho desenvolvido pela Comissão Trabalhista da OAB SP, presidida por Gustavo Granadeiro, também foi mencionado pela presidente. Atualmente, a comissão atua para a promoção da independência e do fortalecimento da advocacia trabalhista, em busca de um relacionamento harmônico com o Judiciário, Executivo, Legislativo e Ministério Público do Trabalho.

Carta

Patricia anunciou o desdobramento de uma importante ação da OAB SP, por meio da Comissão, em agenda cumprida na última quarta-feira (19), no STF (Supremo Tribunal Federal). “Estive com o ministro Cristiano Zanin, acompanhada pelo conselheiro Otávio Pinto e Silva, para tratar sobre a Carta em defesa da Competência Constitucional da Justiça do Trabalho, assinada pela OAB SP e mais 67 entidades representativas de diferentes áreas do Direito, além de mais de duas mil pessoas da sociedade civil”, informou.

A OAB SP deverá cumprir agenda com os demais ministros do Supremo, com a proposta de trazer a atenção dos magistrados quanto à importância dos direitos trabalhistas.

Palestra

Em breve apresentação na AATSP, a presidente da Secional paulista falou sobre “O papel da mulher na advocacia”. Patricia argumentou que, apesar de as mulheres terem conquistado espaço na área advocatícia e hoje representarem mais de 50% na área no Brasil, ainda há muitos desafios.

Destaque foi dado à Comissão de Mulheres Advogadas, responsável pelas prerrogativas das profissionais. “Advogadas sofrem violações muito específicas em relação aos homens e temos, inclusive, um canal para receber denúncias de assédio sexual e moral sofridos por mulheres advogadas”, indicou.

Nesse contexto, Vanzolini apontou que o sistema judiciário e advocatício precisa estar adaptado às profissionais. Lembrando o caso de uma advogada grávida de nove meses, em um julgamento presencial, que teve negado seu pedido de adiamento, Patricia pontuou que o sistema precisa estar adaptado às advogadas.

“Quando nós entramos num escritório, Tribunal ou ingressamos com um processo é preciso que o sistema entenda que metade dos seus trabalhadores são mulheres. A CLT, os regimentos internos e outras políticas precisam ser pensados levando em conta as peculiaridades desse público, que não deve ser tratado como exceção", pontuou.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.