Presidente Prudente

21 de junho de 2024 - sexta

Habeas corpus mais eficaz: presidente da OAB SP ensina técnicas em congresso no interior

Patricia Vanzolini ministrou palestra na Subseção de Presidente Prudente, nesta sexta (21)

Uma mulher de cabelos grisalhos segura um microfone.
Presidente da Secional paulista, Patrícia Vanzolini, falou aos presentes sobre habeas corpus. Foto: Marcus Libório/OAB SP

Uma das peças mais importantes do processo penal, o habeas corpus foi tema de uma palestra ministrada pela presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Patricia Vanzolini, em visita ao oeste paulista, nesta sexta-feira (21). A dirigente da Secional abriu o segundo dia do Congresso Interdisciplinar de Direito Penal, realizado na Subseção de Presidente Prudente, em evento que reuniu juristas renomados de todo estado.

O instrumento processual que garante a liberdade de uma pessoa precisa estar bem estruturado para que alcance o resultado almejado. Mas, como deixar a peça mais eficaz? Há uma fórmula a ser seguida?

“Não existe uma receita de bolo, mas podemos utilizar técnicas para fazer um habeas corpus mais eficaz e com maior chance de aproveitamento”, ensina a advogada criminalista e professora, ao elencar cinco dicas que podem fazer a diferença no resultado da peça.

Uma delas é que o texto precisa ser sucinto e focar em uma única tese. “O habeas corpus é o plantão do pronto-socorro. Quando chega paciente na emergência, o médico não pergunta como ele está se alimentando, se ele está fazendo atividades físicas. Tem que resolver o problema principal e não o problema de saúde geral. Isto é: quem aposta em várias teses, não leva nenhuma”, alerta.

Um grupo de cinco pessoas em uma sala, com as mãos levantadas, a frente de um público.
Da esq. p/direita: presidente da OAB de Prudente, Wesley Cardoso Cotini, e o presidente da Comissão de Eventos da Subseção, Gabriel Videira; Patricia Vanzolini; Secretária-adjunta da OAB Presidente Prudente, Viviane Segatto; presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB local e coordenadora na região, Aline Fernanda Escarelli. Foto: Marcus Libório/OAB SP.

A presidente da OAB SP também defende a prática de redigir memoriais - um resumo do habeas corpus que pode ser usado como base para a sustentação oral. Esse documento não é anexado ao processo, mas encaminhado ao gabinete como forma de manter os juízes informados sobre o tema antes do julgamento.

“Quando você apresenta os memoriais para outros dois desembargadores que vão avaliar o caso, é a sua chance de que eles tenham um contato mais aprofundado com a sua tese defensiva, que talvez não tenha sido ou não vá ser tão bem detalhada e explorada no voto do relator. Então, entregar memoriais é algo que eu acho indispensável”, observa Vanzolini.

Entre as demais dicas, a dirigente da Secional paulista lista a elaboração de instrução sob medida, densidade informacional e ementas e, por fim, a sustentação oral. “É a chance de virar o jogo. Portanto, tem que fazer”, defende.

Interiorização

A agenda da dirigente da OAB SP em Presidente Prudente nesta sexta-feira faz parte do programa de Interiorização da Ordem paulista, que busca estar cada vez mais próxima da realidade da advocacia que atua em cidades do interior e do litoral. Este esforço também é para oferecer uma formação continuada aos profissionais de todo estado por meio de palestras, congressos e seminários.

Um grupo de pessoas sentadas em cadeiras em um auditório.
Vanzolini fala da luta da OAB SP para que seja cumprido o Artigo 937, parágrafo 4º do CPC, em vigor desde 2015, que garante o direito ao advogado fazer sustenção oral de forma telepresencial. Foto: Marcus Libório/OAB SP

O presidente da Subseção, Wesley Cotini, agradeceu a presença de Patricia Vanzolini no Congresso Interdisciplinar de Direito Penal, o que contribuiu para o sucesso do evento e para a aproximação da advocacia do oeste paulista com a Secional da Ordem.

"O evento foi muito produtivo no sentido de receber professores renomados de fora. Tivemos a participação de advogados, estudantes, do público de várias cidades da região. A presença da doutora Patricia foi fundamental para nós, porque ela pôde trazer não só o conhecimento nessa área criminal, mas também demonstrar a valorização e a importância do advogado criminal que, às vezes, é confundido pela sociedade com o seu cliente, sendo que nós atuamos pelo direito de defesa de todos. Ela também falou das lutas da OAB SP em prol da advocacia e vimos a grande quantidade de jovens assistindo que ficaram felizes ao ouvi-la", destaca Cotini.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.