Itatiba

26 de junho de 2024 - quarta

Em Itatiba, vice-presidente da OAB SP destaca atenção especial da Instituição aos desagravados

Leonardo Sica foi o orador do ato em favor de Magali Alves de Andrade Cosenza, ofendida em suas prerrogativas profissionais por uma juíza da cidade

Casa da Advocacia de Itatiba teve auditório cheio durante a sessão de Desagravo Público (Foto: Divulgação/OAB SP)

Em mais um ato voltado à luta incessante pelas prerrogativas da advocacia, a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) promoveu, na terça-feira (25), uma sessão de Desagravo Público em favor de Magali Alves de Andrade Cosenza, ofendida em suas prerrogativas profissionais por, na época do episódio, uma juíza de Direito da Comarca de Itatiba. A manifestação foi realizada na Casa da Advocacia da cidade.

Desrespeitada quando tentava fazer a defesa de seu cliente durante uma audiência, Magali é a primeira advogada desagravada em Itatiba e espera que sua atitude seja um exemplo para outros profissionais que sofram violações semelhantes. “Levando para um lado positivo, esse resultado servirá para fortalecer a classe. Espero abrir caminho para que outros colegas tomem essa atitude se forem ofendidos”, disse a advogada que, atualmente, faz parte do conselho da Comissão de Prerrogativas de Itatiba.

Responsável por proferir a oração de desagravo, o vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, destacou o trabalho da Ordem paulista na busca pelos direitos da advocacia, tanto por meio da criação da Escola de Prerrogativas quanto no empenho em ‘tirar da gaveta’ pedidos mais antigos de desagravo.

Fizeram parte da mesa durante a solenidade: Magali Alves de Andrade Cosenza, advogada desagravada, Claudio Forssell, presidente da OAB Itatiba, Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP, Daniel de Leão Keleti, presidente do Conselho Regional de Prerrogativas da 3ª Região, Roberta Azzone, diretora da Escola de Prerrogativas da OAB SP, Paulo Roberto Silva, conselheiro regional de Prerrogativas da 3ª Região e Flavio Luis Ubinha, presidente da Comissão de Prerrogativas de Itatiba

“Assumimos a OAB SP há dois anos e percebemos um estoque enorme de desagravos acumulados. Sabe-se lá o porquê, mas não havia o costume de levar desagravos até o fim. Ano a ano estamos batendo recordes e a determinação dessa diretoria é que nenhum colega que tivesse pedido desagravo e ele fosse deferido, não o visse realizado. Nunca é tarde para reparar uma injustiça”, comentou.

Presidente do Conselho Regional de Prerrogativas da 3ª Região, Daniel de Leão Keleti ressaltou que a união da classe é fundamental na defesa do advogado, do cidadão e do Estado Democrático de Direito. “Vamos ser respeitados cada dia mais se estivermos fortes, conhecedores de nossos direitos e tendo uma instituição como a OAB SP, que nos fortaleça e nos permita atuar de forma livre, adequada e com nossas prerrogativas defendidas”, afirmou.

Além da desagravada, de Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP e de Daniel de Leão Keleti, presidente do Conselho Regional de Prerrogativas da 3ª Região, também fizeram parte da mesa na solenidade Claudio Forssell, presidente da Subseção de Itatiba, Roberta Azzone, diretora da Escola de Prerrogativas da OAB SP, Paulo Roberto Silva, conselheiro regional de Prerrogativas da 3ª Região e Flavio Luis Ubinha, presidente da Comissão de Prerrogativas de Itatiba.