Interiorização

01 de julho de 2024 - segunda

Programa de Interiorização: palestras e inaugurações marcam passagem da presidência da OAB SP pelo Litoral Norte

Patricia Vanzolini, Leonardo Sica, Daniela Magalhães e Alexandre Domingues estiveram em São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba na última sexta-feira (28)

Daniela Magalhães, secretária-geral da OAB SP; Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP; Marcelo William, presidente da Subseção de Caraguatatuba; Thalita Barreto, conselheira secional; e Leonardo Cedaro, secretário-geral da CAASP, durante inauguração da sala da OAB SP no Fórum de Caraguatatuba. Foto: Divulgação OAB SP



O Programa de Interiorização da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) segue acelerado e com diferentes destinos a cada semana. Na última sexta-feira (28), os dirigentes da Ordem paulista estiveram em três cidades do Litoral Norte, participaram de palestras, reuniões e inaugurações, ouviram as demandas da advocacia e colocaram os serviços da entidade à disposição da classe.

O primeiro compromisso foi com a advocacia de São Sebastião. A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, ministrou uma palestra sobre “Standard Probatório nos Crimes de Gênero”. O encontro foi realizado no núcleo da ESA (Escola Superior de Advocacia) na Subseção e lotou o auditório. O diretor-tesoureiro Alexandre de Sá Domingues também estava presente.

Vanzolini refletiu sobre a busca do equilíbrio entre a palavra da vítima e a presunção de inocência do suspeito em casos de crimes de gênero. Para a presidente da Ordem paulista, além do acolhimento e credibilização da vítima, é necessária uma investigação completa e eficaz para que a palavra da vítima seja conferida com o restante das provas. “A chave é adotar uma perspectiva de gênero. Eu tenho que olhar esses casos com uma lente própria para entender como são os crimes de gênero”, explicou.

A advocacia presente interagiu bastante durante a palestra. A advogada Márcia Ione de Mello Souza atua há 40 anos na área criminal e compartilhou sua experiência em casos de violência contra a mulher. “Uma coisa comum em que a mulher é vítima é que a investigação é feita por homens. Por mais que haja a Delegacia da Mulher e as vítimas tenham acolhimento, não existe uma Delegacia da Mulher que tenha todo o aparato policial para mulher”, declarou.

Após a palestra, Vanzolini e Domingues visitaram as obras da nova Casa da Advocacia de São Sebastião, juntamente com os dirigentes locais. O imóvel está sendo construído no bairro Varadouro, em terreno doado pela prefeitura, a poucos metros do Fórum Estadual. “Vamos ter um auditório com mais de cem lugares, salas para atendimento, coworking e uma sala para amamentação. A Casa vai ficar linda, tenho certeza”, disse Jaquelline Santana Motta, presidente da OAB São Sebastião.

Advocacia 4.0
Em Ubatuba, a secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães, ministrou uma palestra sobre a chamada Advocacia 4.0, que utiliza ferramentas tecnológicas e de inovação, e pode ser fundamental para que os profissionais se posicionem num mercado cada vez mais competitivo. A dirigente afirmou que a advocacia está passando por uma transformação digital que impõe novas formas de trabalho.

“É necessário adquirir novas competências. É inevitável ter habilidades de comunicação, saber interpretar dados e ter flexibilidade para lidar com as pessoas. Digitalização de documentos, nuvem para arquivar arquivos e chatbot são exemplos de ferramentas básicas que devem ser adotadas pelos escritórios”, destacou a secretária-geral.

Nova sala, nova Casa, novos advogados
Em Caraguatatuba, Patricia Vanzolini e Alexandre de Sá Domingues se juntaram à secretária-geral da Ordem paulista, Daniela Magalhães, para a inauguração da nova sala da OAB SP no Fórum da cidade. O secretário-geral da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Leonardo Cedaro, também participou da solenidade. O espaço foi amplamente modernizado para oferecer melhor suporte à advocacia da Comarca.

A agenda no Litoral Norte incluiu, ainda, a reinauguração da Casa da Advocacia de Caraguatatuba, que também contou com a presença do vice-presidente da Secional, Leonardo Sica. A Subseção ganhou uma nova fachada, pintura e modernização de todas as salas e do auditório. “Onde tiver Justiça, onde tiver um advogado, vai ter uma sala para a advocacia, uma Casa da OAB SP. Nós estamos onde a advocacia precisa, sempre renovando e melhorando nossos equipamentos”, disse Leonardo Sica.

Durante a cerimônia de reinauguração, Marcelo William, presidente da OAB Caraguatatuba, anunciou a doação de um terreno pela prefeitura para construção de uma nova Casa. “O terreno tem 625 metros quadrados e fica no bairro Sumaré. Atualmente, pagamos 15 mil reais de aluguel e a construção da nova sede vai gerar uma grande economia para a Ordem”, explicou. Presente na cerimônia, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, assinou a lei para doação da área.

O evento contou com a entrega de carteiras para 10 novos advogados e advogadas da cidade, que receberam o documento das mãos dos dirigentes da Ordem paulista. Familiares acompanharam a cerimônia, emocionados pela conquista dos jovens advogados. Patricia Vanzolini deu as boas-vindas aos novos colegas e reforçou dicas importantes para o início de carreira.

A presidente da Ordem paulista falou sobre o Cartão Black, um cartão de visita virtual fornecido pela OAB SP a todos os recém-inscritos, e sobre o certificado digital gratuito. Ela também ressaltou a importância da qualificação profissional e indicou caminhos para os jovens advogados se especializarem, como a Oficina de Advocacia e os cursos oferecidos pela ESA (Escola Superior de Advocacia) da OAB SP, cujas mensalidades podem ter descontos com o programa Anuidade de Volta e com o cashback das compras pelo aplicativo OAB SP Shop.

A sexta-feira terminou com a reunião mensal do Colégio de Presidentes da 11ª Região Administrativa da OAB SP, que inclui Subseções do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Vanzolini, Sica, Magalhães e Domingues ouviram e anotaram as demandas da advocacia da região e debateram ideias para as Subseções.

No encontro, foi escolhido o novo coordenador do Colégio de Presidentes da 11ª Região. O presidente da OAB Caraguatatuba, Marcelo William, passou o comando para o presidente da OAB Caçapava, Everton Rodrigues, que ficará na coordenação do Colégio durante o segundo semestre de 2024.

Ao final da reunião, os presidentes das Subseções agradeceram a presença dos dirigentes Secionais, destacando que este é um diferencial da atual gestão. “Ficamos felizes com a gentileza, mas não precisam agradecer. Estamos aqui porque queremos estar mais próximos de vocês e porque é nosso dever enquanto dirigentes de Ordem”, afirmou Leonardo Sica. 


 

Reunião mensal do Colégio de Presidentes da 11ª Região Administrativa. Foto: Divulgação OAB SP
Leonardo Sica, Patricia Vanzolini, Everton Rodrigues (presidente da OAB Caçapava) e Marcelo William (presidente da OAB Caraguatatuba). Foto: Divulgação OAB SP
Presidência da OAB SP reunida com os presidentes das Subseções do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Foto: Divulgação OAB SP


 


pub

Mais Notícias




pub
pub