Aceleradora de Escritórios

01 de julho de 2024 - segunda

Aceleradora de Escritórios oferece formação para uma advocacia mais segura e preparada

Segunda edição do projeto organizado pela OAB SP começou na última quinta-feira (27)


Tornar seu escritório de advocacia um negócio e entendê-lo dessa forma. A segunda edição da Aceleradora de Escritórios começou na última quinta-feira, 27 de junho, com um grupo de 30 participantes de todo o Estado de São Paulo, para mais um processo de imersão em empreendedorismo, gestão e marketing.

Para muito além dos conteúdos apresentados pelos especialistas convidados, a iniciativa da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) permite a troca de experiências entre os participantes, o contato com pessoas de vivências diversas, contatos com novas áreas, além da visita a grandes escritórios de São Paulo, conforme destacado pela secretária-geral da Secional paulista e responsável pelo projeto, Daniela Magalhães. “Vocês são as pessoas que vão usar do conhecimento empreendedor para mudar o mercado. Esperamos que vocês evoluam muito e contribuam com a advocacia brasileira. Precisamos cada vez mais de protagonistas para fazerem a diferença”, falou Magalhães na abertura da turma.

Em conversa com os “acelerados” na manhã de sábado (29), a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, explicou que a proposta tem como base a ciência para explicar a aplicação do conhecimento empreendedor. “Na minha geração não tinha essa visão de empreendedorismo. Fico muito feliz que a Ordem possa contribuir com ciência, com estudo e com direcionamento para fortalecer a advocacia de todos”, pontuou a presidente.

Formação continuada

Advogando há pouco menos de um ano e membro da comissão da Jovem Advocacia da Subseção de Osasco, Allysson Gregório Alves viu no projeto a oportunidade de adquirir conhecimentos que não são passados ao longo da formação acadêmica. A partir dos conteúdos transmitidos ao longo dos três meses de Aceleradora, ele pretende trazer a tecnologia para o dia a dia do escritório, poupando o tempo despendido em atividades manuais para que os profissionais possam se dedicar a tarefas intelectuais. “Ao final do projeto espero estar mais maduro, principalmente na questão de gestão, e preparado para o desafio de ser empresário no ramo jurídico”, frisou Alves.

Com um repertório profissional bastante distinto ao do colega da Subseção de Osasco, Luís Henrique do Amaral Vinha, inscrito na Subseção de Mogi das Cruzes, tem como projeto a criação de uma consultoria jurídica voltada à advocacia preventiva. Com 25 anos de experiência no setor corporativo, o profissional encontrou na Aceleradora a chance ideal para colocar em prática, com conhecimento, o seu objetivo. “Tudo o que a gente vem fazendo tem ajudado muito, a visita ao escritório, essa troca de informações e de experiências com os colegas é fantástica. Tudo o que aprendemos vem nos ajudando muito”, expressou o advogado.

Empreendedorismo para todos

Um destaque dado pelos dois “acelerados” foi o conteúdo ministrado na primeira missão. Sobre o tema “Cultura Empreendedora”, Thomaz Martins e Filipi Tieppo, do Insper, trouxeram aos advogados conhecimentos de gestão administrativa de negócios. Martins destacou o cuidado da instituição em apresentar métodos e processos empreendedores baseados em ciência. “Estudamos muito para criar modelos de referência para a tomada de decisão do empreendedor, para que ele possa desenvolver seu negócio da melhor forma”, reforçou o coordenador no Hub de inovação e empreendedorismo do Insper e professor da escola.

Além dos especialistas, os três dias da primeira imersão também contaram com a participação de Daniel Wada, Renata Vilenki, Eneas Bernardo e Dulcejane Vaz, que trouxeram importantes conhecimentos sobre liderança, gestão financeira, estratégia de negócios e proposta de valor.

Gestão na prática

Para uma imersão completa, os “acelerados” visitaram o escritório Manssur Advocacia. Sob a gestão de João Vinícius Manssur, ouviram do Conselheiro Estadual da OAB SP e profissional com quase 24 anos de carreira sobre a importância dos advogados se manterem atualizados e estudando. Nesse sentido, ele considerou que a Aceleradora de Escritórios entra como um fator de destaque na formação destes empreendedores.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.


pub