Fiscalização da Atividade Profissional

02 de julho de 2024 - terça

Foi vítima do 'golpe do pix'? Cartilha da OAB SP traz dicas de prevenção e denúncias

Comissões de Direitos e Prerrogativas e de Fiscalização da Atividade Profissional da Ordem paulista disponibilizam material

Rapaz branco, com uma blusa na cor vinho, segurando o celular em uma das mãos e com a outra mão na testa
Cartilha é assinada em conjunto pelas Comissões de Direitos e Prerrogativas e de Fiscalização da Atividade Profisisonal da OAB SP. Foto: Divulgação/Freepik

Com o aumento diário e muito significativo dos chamados “Golpes do Pix”, operados persuasivamente por criminosos para conseguir senhas e transações bancárias, a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) acaba de lançar um material completo, com orientações, dicas de prevenção e canais de denúncia relacionados ao tema.

O compilado, assinado em conjunto pela área previdenciária da Comissão de Direitos e Prerrogativas e pela Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Ordem paulista, reúne em 25 páginas diversas diretrizes e explica, em detalhes, o modus operandi desse crime.

O meio mais denunciado, segundo a cartilha, é através de clonagens ou invasões do aplicativo WhatsApp. Já no universo da advocacia, é comum que “o golpista entre em contato com os clientes/partes de um processo se passando pelo advogado e solicitando pagamentos via Pix para a liberação do suposto crédito existente nos autos”.

Para ambas as situações, o material traz sugestões e opções de representações. A denúncia criminal, por meio da formalização de um boletim de ocorrência e obtenção de evidências (prints das telas, levantamento de terceiros etc), é o primeiro e mais importante passo. Em seguida, é indicado que uma segunda denúncia seja registrada na OAB SP.

“A OAB SP precisa saber o que está acontecendo. E isso é possível somente por meio de levantamento dos números a ela apresentados. Assim, a OAB SP também realizará uma denúncia criminal”, explicam as comissões.

Confira o material completo neste link.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.