Turbinando a Carreira

02 de julho de 2024 - terça

Como turbinar sua carreira com Marketing Jurídico

Conheça as diretrizes de compor uma comunicação assertiva na área jurídica

Imagem mostrando uma pessoa analisando diferentes provedores de serviços de nuvem para escolher o mais adequado.
Você já sabe como usar o marketing jurídico no seu negócio? Foto: Divulgação/Adobe Stock

O programa "Turbinando a Carreira", da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), atua com  o intuito de promover novas ideias e práticas na área jurídica, além de  fortalecer as ações da Secional Paulista e promover o conhecimento sobre empreendedorismo jurídico. Pensando nisso, o marketing jurídico é cada vez mais necessário para advogados e gestores de escritórios de advocacia terem uma carreira de sucesso.

O marketing pode ser conceituado como um conjunto de atividades organizadas de forma sistemática em uma empresa com ou sem fins lucrativos por todos que a constituem, consequentemente envolve toda uma organização e seus colaboradores, repleto de conceitos e métodos variados. Ele se concentra estrategicamente nos relacionamentos que uma empresa estabelece com seu mercado. Particularmente o marketing jurídico é uma estratégia para divulgar serviços, especialmente devido à concorrência crescente, levando muitos profissionais a investir em ações de marketing, especialmente em redes sociais.

A atuação publicitária no âmbito jurídico visa fortalecer a imagem dos advogados, mas precisa estar em conformidade com as normativas do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Para praticar uma comunicação jurídica, é possível criar textos e artigos informativos, desde que se respeitem as seguintes condições:

A LGPD (A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) também deve ser levada em consideração em dois pontos, o primeiro deles é a transparência para garantir que o usuário esteja seguro, e o segundo é a base legal, ou seja, o consentimento daquele usuário para receber a comunicação.

Todos esses regulamentos objetivam preservar a sobriedade profissional, impedir a captação indevida de clientela e evitar a mercantilização da advocacia. Conhecer essas normas é fundamental para não cometer infrações disciplinares.

Apesar das restrições em relação à publicidade no direito, é possível desenvolver estratégias digitais elaboradas para divulgar o negócio, trabalhar a presença de marca e captar clientes.

Ações de comunicação podem ser aplicadas das seguintes formas:

O marketing jurídico pode e deve ser utilizado pelo advogado no meio profissional desde que toda ferramenta de divulgação seja aplicada de forma equilibrada e ética, prezando sempre pela qualidade e  assim levando ao público a austeridade que o serviço jurídico impõe dentro dos meios legais.

O uso adequado dessas ferramentas é fundamental para alcançar o público-alvo de forma eficaz e sem comprometer a integridade da profissão.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.