Livros

03 de julho de 2024 - quarta

VI Encontro de Dirigentes de Comissões da OAB SP apresenta balanço das atividades do último biênio

O trabalho voluntário dos membros das comissões e a economia gerada à Ordem foram as principais pautas do evento

Dr. Leonardo Sica apresenta os resultados do trabalho das comissões. Foto: Divulgação OAB SP

Representantes das 96 comissões da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) prestigiaram o VI Encontro de Dirigentes, realizado na sede da Secional na última terça-feira (2). O evento foi conduzido pelo vice-presidente da OAB, Leonardo Sica, que ressaltou a importância do encontro e apresentou números que demonstram a participação atuante da advocacia paulista no trabalho das comissões. São cerca de 53 mil advogados engajados em alguma comissão, o que representa 14% do total de inscritos na Ordem paulista. Entre 2022 e 2024, foram lançadas 80 notas e 36 e-books, além da realização de 4700 eventos. “É muito importante ter esse encontro para contarmos com regras de gestão e governança nas comissões”, pontuou Sica.

Também foi abordada a economia com mão de obra e estrutura, benefícios proporcionados pelo trabalho das comissões. Nos últimos dois anos, foram economizados mais de R$ 665 milhões entre assessoramento à Diretoria em expedientes, notas e e-books publicados, além dos eventos realizados pelas comissões em todo o estado.

Em um esforço para promover avaliação e reflexão, Sica convidou os participantes a apontarem quais as principais demandas das comissões e as expectativas para o próximo semestre. Questões como realização de congressos, palestras e cursos foram os temas mais citados pelos presentes. Sica aproveitou para reforçar a  divulgação do canal de notícias da OAB SP no WhatsApp, como ferramenta para nivelamento do conhecimento para todos os inscritos.

Coletânea de livros da OAB SP. Foto: Divulgação OAB SP

Lançamento da coletânea da OAB SP

Na oportunidade, foi realizado o lançamento de 12 livros da coletânea da OAB SP. As obras são resultados do trabalho de 328 autores e co-autores que participam das 11 comissões envolvidas no projeto. Sica se mostrou um grande entusiasta da iniciativa e a intenção de ampliar o acesso às obras. “Produzir conhecimento útil para o exercício da profissão é muito importante. Tivemos um retorno positivo das comissões e agora estamos estudando uma maneira de ampliar a distribuição desses livros para todo o estado”, finalizou o vice-presidente da Ordem paulista. Os livros foram editados pela Tirant, uma das maiores editoras jurídicas do mundo, e estão disponíveis no site da editora.