Jacupiranga

05 de julho de 2024 - sexta

OAB SP promove inaugurações de dois núcleos da ESA no Vale do Ribeira

Eventos em Jacupiranga e Iguape contaram com as presenças de Patricia Vanzolini e Dione Almeida

Subseções de Iguape (á esquerda) e Jacupiranga (à direita) foram beneficiadas com a criação do Núcleo ESA Foto: Divulgação OAB/SP

A advocacia do Vale do Ribeira poderá desfrutar de uma grande conquista no início deste segundo semestre. Na quinta-feira (4), dois núcleos da Escola Superior de Advocacia (ESA) foram inaugurados pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) nas cidades de Jacupiranga e Iguape. Os eventos contaram com as presenças de Patricia Vanzolini, presidente da Ordem paulista, e Dione Almeida, secretária-geral adjunta.

Os novos núcleos na região oferecerão uma gama de cursos, palestras e eventos, construindo oportunidades de atualização e aprimoramento. Durante a primeira agenda do dia, em Jacupiranga, Vanzolini ressaltou o programa Anuidade de Volta, em que 100% do valor pago à Ordem vira crédito para cursos de extensão e de pós-graduação da ESA. “Todo o valor pago pode ser descontado em cursos que vão potencializar o exercício profissional de vocês”, disse a presidente.

Presidente da OAB SP Patricia Vanzolini, ao lado secretária geral adjunta, Dione Almeida (de blusa preta) e a coordenadora do Núcleo da ESA de Jacupiranga, Caroline Alves Salvador

Para a secretária-geral adjunta, Dione Almeida, que é da região de Juquiá, as inaugurações são de extrema importância para toda a advocacia do Vale. “Nós somos de uma região muito pobre e carente, mas gostamos muito de estudar. Enxergamos educação como um instrumento de transformação de vidas e da própria região”, explicou.

Já o presidente da OAB Jacupiranga, Helder Augusto Cordeiro Ferreira Piedade, destacou que, com a inauguração da ESA, os advogados locais têm muito a ganhar.  “Vamos estudar quais são os cursos que mais se encaixam para advocacia da região e implantar para que os profissionais possam se aperfeiçoar cada vez mais”, ressaltou.

A coordenação da ESA de Jacupiranga ficará a cargo da advogada e professora Caroline Alves Salvador.  O evento contou com a presença de dezenas de presentes, entre conselheiros(as), presidentes de Subseções e autoridades.

Após a inauguração, Patrícia Vanzolini ministrou a aula magna “Habeas Corpus na Prática”. Entre as dicas, a presidente revelou que é preciso ser sucinto e focar em uma única tese, pois os magistrados têm pouco tempo e dão atenção aos documentos mais objetivos.

Iguape

A agenda das representantes da OAB SP também contou com uma visita à Casa da Advocacia de Iguape. No local, além da inauguração da ESA, houve a solenidade de entrega de carteiras a quatro novos advogados e advogadas.

O presidente da Subseção, Luiz Gusttavo de Andrade e Andrade Oliveira Pereira, lembrou aos novos advogados que a Ordem está sempre de portas abertas para ajudá-los nessa nova jornada. “Sejam ativos e façam dessa Casa a segunda casa de vocês. Aproveitem e fortaleçam a nossa profissão”, enfatizou.

Antes da entrega de carteiras, Patrícia Vanzolini ministrou a aula magna “Standard Probatório a Crimes de Gênero”.  O objetivo da aula foi promover a reflexão e debate sobre a palavra da vítima, que tem grande peso nos casos de crimes de gênero, e a presunção da inocência do suspeito, que deve ser levada em conta pelo judiciário. “O risco de condenar uma pessoa inocente é muito mais grave do que absolver um culpado”, explicou.

Outro ponto enfatizado por Vanzolini é que, nestes casos, a vítima jamais deve ser exposta e desqualificada durante a audiência. “Optem por sempre dar preferência à prova técnica e documental, e anexem ao processo”, finalizou.

Interiorização

A agenda das dirigentes da OAB SP no Vale do Ribeira faz parte do programa de Interiorização da Ordem paulista, que busca estar cada vez mais próxima da realidade da advocacia que atua em cidades do interior e do litoral. Este esforço também é para oferecer uma formação continuada aos profissionais de todo o estado por meio de palestras, congressos e seminários.