Advocacia Pública

04 de julho de 2024 - quinta

Consulta: maioria quer eleição direta para OAB Nacional e mandato com tempo determinado para o STF

Primeira consulta virtual da OAB SP foi aprovada por 98% dos respondentes

Primeira pesquisa pública online da OAB SP mostrou a opinião de advogados paulistas acerca de temas relevantes da justiça brasileira

A primeira pesquisa pública online da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), realizada nos dias 3 e 4 de julho, mostrou a opinião de advogados paulistas acerca de temas relevantes da justiça brasileira: mandato dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e eleições diretas para presidente da OAB Nacional.

Encerrada às 18h de quinta-feira (4), a consulta registrou 86% de respostas favoráveis ao mandato por tempo determinado para os ministros do Supremo e 82% a favor de eleições diretas para a presidência do Conselho Federal da OAB. Sobre a regionalização dos honorários, 64% dos participantes consideram que a tabela deve ser única para todo o estado.

“Não há como ser porta-voz da advocacia sem ouvir os advogados. Queremos ter um diagnóstico daquilo que realmente importa para a classe. Esta é a primeira de muitas consultas que queremos fazer. Essa democracia direta é muito importante para que a OAB SP fale pela e para a advocacia paulista”, avalia Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP.

A consulta pública foi espontânea, sem obrigatoriedade de participação e lançou mão de ferramenta online para que atingisse toda a base do estado. “O mecanismo que adotamos para a consulta foi um sucesso, 98% dos respondentes aprovaram o sistema virtual”, afirma Vanzolini.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no WhatsApp! Receba notícias e novidades.