Igualdade Racial

18 de julho de 2024 - quinta

OAB SP realiza no próximo dia 27 o Julho das Pretas, com destaque para o 1º Congresso Jurídico de Mulheres Negras

O evento, gratuito, celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela. Inscrições abertas!

No próximo dia 27 de julho, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) promoverá o evento Julho das Pretas, que inclui a realização do 1º Congresso Jurídico de Mulheres Negras de São Paulo, a ser realizado na sede da Secional Paulista. A iniciativa é da Comissão Permanente de Igualdade Racial da OAB SP, presidida por Irapuã Santana com a vice-presidência de Caroline Ramos dos Santos, e também da secretária-geral adjunta Dione Almeida.

O Julho das Pretas celebra duas ações históricas representativas para mulheres negras, que têm como referência o dia 25 de julho. O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha tem como objetivo valorizar as lutas e conquistas das mulheres negras na América Latina e no Caribe, promovendo reflexão sobre as desigualdades raciais e de gênero na sociedade. No Brasil, na mesma data, também se comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela, conhecida como "Rainha Tereza", que foi uma líder quilombola no século XVIII à frente do Quilombo do Quariterê (atual estado do Mato Grosso). Sua liderança e resistência são símbolos de coragem e força na luta contra a opressão colonial e a escravidão.

“O Julho das Pretas é um evento importante porque busca fortalecer a articulação das mulheres afrodescendentes na luta contra o racismo estrutural e a opressão e promover o reconhecimento das contribuições das mulheres negras na sociedade”, destaca Dione Almeida.

Durante o evento, será realizado o 1º Congresso Jurídico de Mulheres Negras de São Paulo, que abordará temas importantes para a atuação das mulheres negras no cenário jurídico. Entre os tópicos discutidos estão o ativismo judicial na esfera penal, o planejamento tributário empresarial e os desafios de um novo código civil. “O congresso visa proporcionar um espaço de reflexão e troca de experiências, destacando a importância da diversidade e inclusão no campo da advocacia”, comenta Irapuã Santana.

"Além da discussão sobre temas jurídicos relevantes por mulheres negras com expertise em suas respectivas áreas, preparamos uma dinâmica muito especial que visa ao fortalecimento da autoimagem de mulheres negras.”, complementa a vice-presidente da comissão, Caroline Ramos.

No evento também haverá a entrega da Medalha Tereza de Benguela. A medalha, que foi idealizada por Dione Almeida e referendada por aclamação durante a 2.504ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da OAB SP em 2023, visa reconhecer a contribuição das mulheres negras na advocacia e na luta pela justiça e igualdade.

Confira a programação completa!

O evento Julho das Pretas é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser realizadas através do link disponível no site da OAB.

Julho das Pretas – 1º Congresso Jurídico de Mulheres Negras de São Paulo

Data: 27 de julho

Horário: 9h às 16h

Local: Sede da OAB SP - Rua Maria Paula, 35, Bela Vista – São Paulo–SP – 2º Andar.

Evento Gratuito – Inscrições abertas! Para se inscrever acesse a página do evento.