Interiorização

19 de julho de 2024 - sexta

‘Não acredito em administração de gabinete’, diz presidente da OAB SP em série de visitas no interior

Patricia Vanzolini e o vice, Leonardo Sica, estiveram em quatro cidades realizando palestras e conversas com a advocacia

Patricia Vanzolini e Leonardo Sica palestraram para um auditório lotado durante visita à Subseção de Sorocaba (Foto: Divulgação/OAB SP)

Para estreitar ainda mais os laços entre a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) e as Subseções, e reforçar o Plano de Interiorização da entidade, que visa levar os mesmos serviços, incentivos e estrutura da capital para as 251 Casas da Advocacia do estado, a diretoria da Ordem paulista esteve em quatro cidades do interior nesta quinta-feira (18).

Entre palestras e conversas com a advocacia, a presidente Patricia Vanzolini e o vice-presidente Leonardo Sica aproveitaram a oportunidade para transmitirem conhecimento e conhecerem melhor as realidades de Cabreúva, Tietê, Conchas e Sorocaba.

A programação começou em Cabreúva, onde Patricia Vanzolini conduziu a palestra ‘Técnicas de Argumentação Escrita e Oral nos Tribunais’. A dirigente deu dicas valiosas e explicou o que é fundamental para o sucesso de um processo. “Com 25 anos de advocacia, estou cada vez mais convicta que o sucesso de um processo é diretamente proporcional à clareza com que a gente se faz entender. Nesse cenário de Judiciário superlotado, temos que pensar que, quanto mais claro nós formos, melhor”, ensinou.

Em Cabreúva, Patricia Vanzolini falou sobre Técnicas de Argumentação Escrita e Oral nos Tribunais (Foto: Divulgação/OAB SP)

A presidente da Secional também reforçou o apoio para que Cabreúva tenha uma segunda vara, algo visto como necessário pelo presidente da Subseção, Marco Antonio Clauss. “Há tempo estamos nessa caminhada e tenho esperança que vai dar certo. Com o suporte da Secional, parece que está bem encaminhada a situação”, disse o presidente da Subseção da OAB SP em Cabreúva.

Bate-papos com a advocacia

Na sequência, Patricia Vanzolini esteve em Tietê para participar de um bate-papo com a advocacia. A presidente comentou sobre iniciativas recentes da Secional, entre elas o pedido de suspensão da cobrança de taxa judiciária na fase de cumprimento de sentença, a conquista da revogação do ato que alterava o prazo para pagamento de custas no TJSP e o pleito pelo aumento do teto de RPV.

Com a caneta em punho, a dirigente também ouviu dos advogados e advogadas locais quais as dificuldades e necessidades mais importantes, anotou todas as reivindicações e se comprometeu a buscar soluções o quanto antes.

Em Conchas, acompanhada do vice-presidente Leonardo Sica, Vanzolini também teve a oportunidade de trocar ideias com a advocacia e reforçar a importância desses encontros para que a Ordem esteja efetivamente mais próxima da classe.

Durante bate-papo com a advocacia em Tietê, a presidente da OAB SP ouviu reivindicações da advocacia local e trocou ideias com José Antonio Rosa da Silva, presidente da Subseção (Foto: Divulgação/OAB SP)

“Esse contato direto com a advocacia é fundamental. Já percebemos vários pontos que a gente consegue levar para São Paulo e tomei ciência de situações que precisamos resolver”, afirmou. “Não acredito em administração de gabinete, onde fico lá isolada esperando as informações chegarem a mim. Acredito na conversa na hora do café, em trocar as informações in loco. Quero estar no lugar, ver a Casa da Advocacia e olhar nos olhos dos advogados”, complementou.

Casa cheia em Sorocaba

A agenda do dia foi finalizada em Sorocaba, com o auditório do evento Escola da Advocacia, promovido pela Subseção, lotado. Lá, Vanzolini e Sica palestraram sobre as ‘Técnicas de Argumentação Escrita e Oral nos Tribunais’.

A presidente da Ordem abordou a parte escrita, com destaque para aspectos essenciais a uma boa petição: clareza, concisão e objetividade; limpeza visual e densidade informacional. Já Leonardo Sica deu orientações sobre a postura durante uma sustentação oral, enfatizando que a expressão facial e os gestos são até mais importantes do que a fala.

“A grande arte da sustentação oral é estabelecer uma conexão efetiva com o seu ouvinte. A pessoa tem que prestar atenção em você, ter empatia e confiança”, destacou.