Resgate da Memória

23 de julho de 2024 - terça

OAB SP celebra Acordo de Cooperação para implantação do Memorial da Luta pela Justiça

Assinatura será realizada no próximo dia 26, na sede da Secional paulista, com a presença dos ministros Silvio Almeida e Alexandre Padilha

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) celebrará no próximo dia 26 de julho, em cerimônia realizada na sede Secional, a assinatura de um Acordo de Cooperação para a criação do Memorial da Luta pela Justiça.

Na ocasião, o acordo (de nº 10/2024) será firmado oficialmente em conjunto com os ministros Silvio Almeida, de Direitos Humanos e Cidadania, e Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, além do diretor-executivo do Núcleo de Preservação da Memória Política, Maurice Politi.

A iniciativa da criação do Memorial partiu da OAB SP em colaboração com o Núcleo de Preservação da Memória Política. A parceria com o governo federal  tem como principal objetivo a transformação do antigo prédio das Auditorias Militares de São Paulo, localizado na rua Brigadeiro Luiz Antônio, em um espaço dedicado à memória dos advogados, ex-presos políticos e acusados durante o regime militar brasileiro.

“Ressignificar este espaço é não apenas uma forma de reconhecer a história de luta e resistência, mas também de assegurar que as violações aos direitos fundamentais nunca mais se repitam. Nesse sentido, o Memorial será um símbolo de resistência e um tributo aos defensores dos direitos humanos que enfrentaram as adversidades da época autoritária”, comenta a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini.

O projeto contará com a colaboração direta das entidades envolvidas, cada uma assumindo responsabilidades específicas para garantir o sucesso da iniciativa. Estratégias de sensibilização e divulgação serão implementadas para promover a conscientização pública sobre os eventos históricos ocorridos durante o período da ditadura militar.

O Acordo de Cooperação tem vigência inicial de 24 meses, podendo ser prorrogado conforme necessário, e será pautado pela transparência total em todas as fases do projeto. Relatórios conjuntos serão disponibilizados regularmente para garantir que a comunidade e a sociedade em geral estejam informadas sobre os progressos e resultados alcançados.

“É um passo significativo, no qual a OAB SP e os demais órgãos que participam do acordo de cooperação, reafirmam o compromisso com a preservação da memória histórica e a promoção dos valores democráticos no Brasil”, conclui Vanzolini.

Cerimônia de Assinatura do Acordo de Cooperação - Memorial da Luta pela Justiça

Data: 26 de julho
Horário: 10h
Local: OAB São Paulo - Rua Maria Paula, 35, Auditório 2º andar, Bela Vista, São Paulo–SP.
Participação gratuita - Inscrições AQUI!