CAASP

31 de julho de 2024 - quarta

CAASP homenageia Célio Luiz Bitencourt, ícone do esporte da advocacia

Célio Bitencourt foi diretor da CAASP durante cinco gestões, de 2004 a 2018

Foi emocionante a homenagem prestada pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo a Célio Luiz Bitencourt, na tarde da terça-feira 30 de julho, na sede da entidade. “Celinho”, como o advogado é carinhosamente chamado, foi saudado por dezenas de colegas que, junto com ele, escreveram a história do esporte da advocacia.

FOTOS

Célio Bitencourt foi diretor da CAASP durante cinco gestões, de 2004 a 2018. Em quatro delas foi diretor-tesoureiro, e em todas as cinco foi responsável pelo Departamento de Esportes e Lazer. “Posso afirmar, com certeza, que o esporte praticado pela advocacia tem em Celinho seu padrinho”, declarou o vice-presidente da Caixa, Adib Kassouf Sad, que presidiu a cerimônia.

“Ouso afirmar que eventos grandiosos desta gestão - sob o comando da presidente Adriana Galvão e tão bem dirigidos pelo atual diretor de Esportes, Edivaldo Mendes da Silva, nosso amigo Barão -, cujo maior exemplo foram os Primeiros Jogos da Advocacia Paulista, são frutos das sementes plantadas pelo Celinho, que nunca se cansou de percorrer o Interior disseminando saúde e amizade por meio do esporte”, discorreu Adib Sad.

Em seu pronunciamento, Bitencourt - que estava acompanhado de sua esposa, Yara, e de sua filha, Laís - rememorou sua trajetória no Universo OAB, em que, a partir de 1976, atuou nas Comissões de Exame de Ordem, de Prerrogativas e no Tribunal de Ética e Disciplina. Pelo esporte da advocacia trabalhou desde 1982, quando da criação dos campeonatos de futebol, que passaram à responsabilidade da CAASP em 2004.

“Entendemos que devemos servir sempre, sem olhar a quem. Nosso intuito sempre foi levar aos colegas saúde e congraçamento”, afirmou em seu pronunciamento. “Nesse sentido, nosso lema sempre foi: esporte é vida, é saúde, é alegria”, enfatizou.

“Nosso ‘chavão’ era: a CAASP e a OAB SP levam saúde aos advogados através do esporte”, lembrou Bitencourt.

O atual diretor de Esportes e Lazer da CAASP, Edivaldo Mendes da Silva, o Barão, disse que o cargo requer extrema dedicação do ocupante, e que o trabalho anterior de Célio Bitencourt rendeu-lhe aprendizado: “Eu aprendi muito durante suas gestões. Seu principal legado é o ensinamento”.

Em nome dos ex-presidentes da Caixa de Assistência falou Fábio Romeu Canton Filho (2010-2012; 2013-2015). “Celinho tem uma dedicação antiga, contínua e desinteressada às causas da advocacia. Onde quer que vá, é reconhecido por seu trabalho”, salientou Canton.

O Conselho Seccional da OAB SP esteve representado pela conselheira Alessandra Ambrogi Moura, que destacou: “Tenho enorme prazer em render esta homenagem a Célio Bitencourt, pelo legado que ele deixa não só para a advocacia, mas para a sociedade”.

Em nome das subseções da OAB SP manifestou-se o presidente da Subseção da Lapa, Manoel Martins Gonzales, referindo-se ao homenageado como “ícone do esporte”. “A bandeira do Celinho sempre foi o esporte. Ele é um exemplo de advogado e desportista, merecedor de todas as homenagens”, foram as palavras de Gonzales.

Pelos advogados desportistas discursou Nicolao Constantino Filho, que há muitos anos participa dos eventos esportivos da CAASP - primeiro, no time de futebol da Lapa; depois, nos torneios de tênis. “Desde que jogávamos juntos no time de futebol da Lapa, Celinho sempre esteve à frente de tudo, como amigo e colega, tratando o esporte como prioridade”, elogiou Constantino Filho.

As diretoras da CAASP Solange de Amorim Coelho (tesoureira), Vilma Muniz de Farias (secretária-geral adjunta) e Lúcia Maria Bludeni também discursaram em alusão a papel de Célio Bitencourt na entidade assistencial. “Hoje, podemos afirmar que o esporte cresceu demais na advocacia. Parabéns, Celinho, do fundo do coração”, agradeceu Lúcia Bludeni. “Celinho possui uma história de amor à advocacia, aos colegas e às nossas entidades de classe”, destacou Solange Coelho. “O esporte traz a paz, une as pessoas. Celinho garantiu isso para a advocacia”, assinalou Vilma Farias.

Prestigiaram a cerimônia os ex-diretores da CAASP Jairo Haber, Jorge Eluf Neto e Anis Kfouri Júnior, e o ex-diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP Umberto D’Urso, além de advogados e advogadas que, ao lado do homenageado, de alguma forma atuaram em prol da advocacia.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.