05 de agosto de 2024 - segunda

OAB SP se torna membro honorário da Federação dos Advogados de Língua Portuguesa

Inclusão foi aprovada por unanimidade e aclamação em Assembleia Geral

OAB SP se tornou novo membro honorário da FALP Foto: Divulgação

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) se tornou o novo membro honorário da FALP (Federação dos Advogados de Língua Portuguesa). A aprovação, feita de forma unânime e por meio de aclamação, foi realizada no último 19 de junho, durante Assembleia Geral da entidade.

Segundo a diretoria da FALP, a admissão da OAB SP como membro honorário é de extrema importância, pois possibilitará a integração dos advogados da Ordem paulista com outras instituições e grandes nomes do Direito que tem a língua portuguesa oficial ou predominante.

Em nota, a diretoria da Federação ressaltou o tamanho da Secional – tem cerca de 370 mil advogados inscritos, 2.300 estagiários e 33 mil Sociedades de Advogados – e sua grande relevância para o desenvolvimento da profissão dos advogados no Brasil.

“Ao defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os Direitos Humanos e a Justiça social, a entidade contribui com a consolidação das instituições democráticas e da cidadania brasileira”, finalizou a nota.

A FALP é uma instituição sem fins lucrativos, que representa os advogados de língua portuguesa espalhados por quatro continentes: África, América do Sul, Ásia e Europa. Tendo em conta uma tradição jurídica e de uma língua comuns, a FALP aposta na promoção de oportunidades, intercâmbio e troca recíproca de experiências profissionais dos advogados das jurisdições de língua oficial portuguesa.

Entre os membros honorários, estão todas as Ordens, Associações ou Institutos de Advogados, representativas da classe dos advogados nas jurisdições de língua oficial portuguesa, bem como todas as pessoas singulares ou coletivas que contribuíram de forma relevante  para o desenvolvimento da profissão de advogado.