07 de agosto de 2024 - quarta

Diretoria participa de mais uma visita do projeto OAB SP In Company

Durante o encontro, Leonardo Sica e Daniela Magalhães conversaram sobre IA generativa, SandBox, biblioteca da ESA e atualização cadastral, entre outros assuntos

A diretoria da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) participou, nesta semana, de mais um encontro realizado pela Secional paulista, dentro do projeto OAB SP In Company. Assuntos como o uso de tecnologia, em especial a IA generativa, SandBox, possibilidade de convênios com plataformas de conteúdos jurídicos e marketing foram alguns dos temas abordados por Leonardo Sica e Daniela Magalhães, respectivamente, vice-presidente e secretária-geral da entidade, em visita à sociedade de advogados Cesnik, Quintino, Fittipaldi e Valerio, situada na região de Pinheiros, na capital.

No local, Sica e Magalhães foram recepcionados pelos sócios Fabio Cesnik, Fernando Moraes Quintino da Silva, vice-presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor, e José Maurício Fittipaldi, presidente da Comissão de Mídia Entretenimento e Cultura, ambas da Ordem paulista; além dos demais sócios, Rodrigo Salinas, Daniella Galvão, Ricardo Gimenes, Ygor Valerio, Felipe Senna, Thais Colli, e equipe de estagiários, advogados e advogadas do escritório. Também esteve presente o tesoureiro da Subseção Pinheiros da OAB, Adriano Scalzaretto.

O vice-presidente da Secional apresentou os benefícios da Ordem, como serviços da CAASP e cursos da ESA, além de destacar as melhorias tecnológicas realizadas na OAB SP. Sica chamou atenção para o curso totalmente gratuito de Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Direito, organizado por Ronaldo Lemos, convidando a todos para a aula inaugural nesta sexta-feira (9).

Em meio a questões levantadas pelos presentes, relativas ao uso indevido de plataformas de marketing por determinados profissionais, Leonardo Sica mencionou que a Ordem paulista lançou o SandBox Regulatório, para a atuação de escritórios e advogados em plataformas digitais. E explicou que se trata de um ambiente controlado onde certas entidades são autorizadas a testar, por um período determinado, um projeto inovador ou uma nova situação. "O objetivo é promover o desenvolvimento e atualização de regras, modelos e prestação de serviços relacionados à atividade jurídica", informou.

Sócios do escritório também fizeram observações acerca do uso de plataformas de conteúdo jurídico, sugerindo que a OAB SP faça convênios para oferecer o serviço. Sica sinalizou que a Secional paulista já está fazendo estudos sobre o assunto, que tem sido levantado em visitas a outros escritórios, mas procurando uma solução que seja acessível para a advocacia, em termos de custos. "Geralmente essas plataformas cobram caro pela utilização e entendemos que a maioria dos profissionais não pode arcar com altos valores. Por isso, estamos verificando a possibilidade de termos algo customizado, mas estamos ainda em estudo", comentou.

Daniela Magalhães ressaltou que a ESA possui uma biblioteca virtual com conteúdo rico para todos os inscritos.
A secretária-geral ainda alertou para a importância de que os advogados e advogadas atualizem seus dados na base de dados do site da OAB SP, pontuando que o cadastro foi simplificado. "Fazendo essa atualização, vocês participam da vida da entidade", comentou.

O projeto OAB SP In Company é uma iniciativa das comissões de Sociedades de Advocacia e Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB SP e visa fortalecer a conexão entre a Ordem e advogados que atuam no setor corporativo. O projeto seguirá com agenda de visitas a outros escritórios de advocacia.