06 de agosto de 2024 - terça

OAB SP integra grupo de trabalho criado para discutir melhorias e implantação do eproc

Ordem paulista acompanhará a transição para o novo sistema, conforme discutido ontem em reunião no TJSP da qual participou Patricia Vanzolini

Patricia Vanzolini (no centro da foto) acompanhada pelos outros representantes da Secional paulista que participaram ontem (5), da reunião no TJ SP: Daniela Magalhães, secretária-geral; Solano de Camargo e Cintia Galvão, presidente e membro da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial; Alexandre Rollo, integrante da Comissão Mista de Assuntos Institucionais entre TJSP e OAB SP; além de Rodrigo Cesar Nabuco e Araújo, diretor da AASP.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), representada pela presidente Patricia Vanzolini, participou de reunião realizada na segunda-feira (5), no Palácio da Justiça, na qual foram discutidos os desafios da mudança de sistema do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para o novo sistema de processos eletrônicos, o eproc,  uma plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que está programada para iniciar gradativamente a partir de 2025.

Segundo o TJ, a mudança visa atualizar e modernizar o sistema de processo eletrônico, superando limitações do e-SAJ, que não pôde ser atualizado nos últimos anos. Os integrantes do Tribunal destacaram que a mudança foi definida após estudos, pesquisas e visitas técnicas.

Patricia Vanzolini ressaltou a importância da parceria contínua entre o TJSP e a OAB SP. A presidente da OAB SP pontuou que a transparência na migração do sistema, decisão interna do Tribunal, favorece um processo sem sobressaltos. Vanzolini destacou ainda que a Secional estará ativamente envolvida na comissão interinstitucional que acompanhará o planejamento e a transição, reafirmando o compromisso em garantir que a mudança de sistemas não prejudique o exercício da advocacia.

Na ocasião, Patricia Vanzolini esteve acompanhada por outros representantes da Secional paulista: Daniela Magalhães, secretária-geral; Solano de Camargo e Cintia Galvão, presidente e membro da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial; e Alexandre Rollo, integrante da Comissão Mista de Assuntos Institucionais entre TJSP e OAB SP. A reunião contou também com as presenças de André Almeida Garcia, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), e de Edgard Silveira Bueno Filho, vice-presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Entre os participantes do TJSP estavam o presidente do Tribunal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, que conduziu a reunião, além de juízes e desembargadores envolvidos na área de tecnologia e gestão.

Medidas da OAB SP - A Ordem paulista já está implementando medidas de apoio, como a criação do “Observatório do eproc”, para receber sugestões e reclamações da advocacia, além de oferecer treinamento para a advocacia, na seccional e nas subseções e reforçar a Central de Atendimento à Justiça Eletrônica (CAJE).

O acompanhamento da OAB SP tem o objetivo de assegurar uma transição suave e eficiente, protegendo os interesses da advocacia e mantendo a integridade do sistema de justiça em São Paulo, durante essa importante mudança.

“A Ordem continuará a trabalhar em estreita colaboração com o TJSP e demais instituições para garantir que todos os advogados e advogadas estejam bem preparados para a nova plataforma”, afirma Patricia Vanzolini.