Itápolis

12 de agosto de 2024 - segunda

Agenda da OAB SP pelo interior reforça laços de proximidade com a advocacia

Em dois dias, diretoria da Ordem paulista participou de cinco eventos distribuídos em quatro cidades diferentes; veja como foi

Entre palestras, rodas de conversa e muitas inaugurações, a semana que antecedeu o Dia do Advogado, comemorado no último domingo (11), foi de encontros e agenda cheia para a diretoria da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo).

Na quinta (8) e sexta-feira (9), as Subseções de Taquaritinga, Itápolis, Monte Alto e Pitangueiras receberam a presidente da Ordem paulista, Patricia Vanzolini, o vice-presidente, Leonardo Sica, e a secretária-geral, Daniela Magalhães, para diferentes celebrações - muitas integradas às Semanas Jurídicas, dedicadas à Jovem Advocacia.

Taquaritinga

Para abrir a sequência de visitas, ainda na quinta-feira (8), o trio de diretores participou da entrega da nova Casa da Advocacia de Taquaritinga, agora equipada com espaços mais modernos e acolhedores para os advogados e advogadas. O imóvel da Subseção, liderada por Fabiana Vieira Vazquez, tem salas de reunião, coworking, biblioteca e auditório à disposição da classe.

“Eu realmente acredito que precisamos estar próximos para cumprir nossos propósitos e atingir nossas metas. E muito me alegra saber que aqui, nesta Subseção, temos à frente uma mulher dirigente que não se abate frente aos desafios. Agora, com a Casa que todos merecem, dentro do que queremos propor para todo o Estado”, ressaltou Patricia Vanzolini.

O padrão de obras entregue no município segue as conformidades do Plano de Interiorização da OAB SP, que visa levar os mesmos serviços e benefícios da Capital ao interior. “Podemos dizer, com certeza, que essa Casa é símbolo do que representa o programa. Estamos entregando a Nova Era das Casas da Advocacia com muita energia e vontade de atingir as 251 Subseções que nos representam”, completou Daniela Magalhães.

Na sexta-feira (9), a programação continuou na cidade, com as palestras Advocacia 4.0, de Magalhães, e Sustentação Oral, Memoriais e Outras Técnicas de Argumentação nos Tribunais, de Leonardo Sica. Ambas compuseram as aulas da 6ª Semana Jurídica.

“Estudos mostram que, na comunicação oral, a conexão entre quem fala e quem ouve passa por três eixos essenciais: a fala, os gestos e a expressão facial. E, desses três eixos, os mais potentes para estabelecer uma conexão segura, e que serão essenciais para uma boa performance nos tribunais, são os gestos e a expressão facial”, explicou Sica durante a aula.

Itápolis

Em Itápolis, na quinta-feira à noite, a presidente da OAB SP esteve ao lado de autoridades locais, como o presidente da Subseção, Antônio Sacilotto, e o prefeito municipal, Vladimir do Carmo Reggiani, para a entrega de carteiras da Ordem à quatro novos advogados.

A cerimônia foi seguida - e formalmente responsável pelo encerramento da também Semana Jurídica da cidade - da palestra Standard Probatório nos Crimes de Gênero, ministrada por Vanzolini. A aula promoveu, de forma didática e com exemplos práticos, a importante reflexão sobre a quantidade de provas necessárias para condenação em casos de crimes de gênero, que atingem majoritariamente as mulheres no cenário brasileiro.

Monte Alto e Pitangueiras

Na sexta-feira (9), a maratona de visitas às Subseções do interior paulista foi encerrada por Patricia Vanzolini com mais duas paradas: Monte Alto e Pitangueiras.

Na primeira, na Casa presidida por Marcelo Zocchio De Brito, uma grande cerimônia para entrega de carteiras da Ordem foi preparada, com a chegada de 20 novos advogados e advogadas na região. Além disso, uma placa de inauguração da Casa da Advocacia de Monte Alto foi descerrada frente ao público, a fim de marcar uma nova era da entidade.

Assim como em Taquaritinga, agora Monte Alto também conta com estrutura completa de serviços proporcionados pela OAB SP - a base de atendimento da Assistência Judiciária, que garante às pessoas de baixa renda o acesso gratuito à Justiça, e a sala de coworking, pensada justamente para atender à Jovem Advocacia, muitas vezes autônoma e ainda sem um local de trabalho fixo para iniciar os atendimentos presenciais, são dois exemplos dela.

Já em Pitangueiras, uma roda de conversa com a advocacia da cidade foi promovida pelo presidente da Subseção, Osmar Donizete Rissi, com a líder da Secional.

“Nosso objetivo aqui, tanto do bate-papo quanto dessas visitas todas, é conhecer a advocacia da região e prestar contas do que estamos fazendo pela classe. Eu acredito muito no contato cara a cara e baseio meu modelo de gestão nela, sempre pensando em estar presente e à disposição. Por isso, contem comigo”, finalizou Patricia Vanzolini.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.