Guarujá

14 de agosto de 2024 - quarta

Patricia Vanzolini ministra palestra Habeas Corpus na Prática na Sibseção de Embu das Artes

Na ocasião, a presidente da OAB SP também participou do lançamento da ‘Carta de Embu das Artes’ e de entrega de carteira

Patricia Vanzolini, João Carlos Piscirilli Palmas (Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Subseção Embu das Artes), Gesson Nilton Gomes da Silva (Presidente da Subseção Embu das Artes), e Talita Santos (Presidente da Subseção Itapecerica da Serra), apresentam a Carta de Embu das Artes em defesa do meio ambiente, após a assinatura do documento.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), Patricia Vanzolini, esteve em Embu das Artes, na quinta-feira (15), para participar de evento realizado pela 215ª Subseção da Ordem paulista na região, que envolveu a assinatura da 'Carta de Embu das Artes', documento que contém propostas voltadas à urbanismo e preservação do meio ambiente; a entrega de carteira para uma nova advogada; e, ao final, ministrou a palestra “Habeas Corpus na Prática”.

A dirigente da Secional assinou a Carta de Embu das Artes, lançada durante o evento. Trata-se de um documento com propostas levantadas no Fórum das comissões de Meio Ambiente das Subseções da 20ª Região da OAB SP, na Grande São Paulo, voltadas à expansão urbana e ao desenvolvimento sustentável. A carta também foi assinada por Gesson Nilton Gomes da Silva, presidente da OAB local; João Carlos Piscirilli Palmas, presidente da Comissão de Meio Ambiente da unidade; e Talita Santos, presidente da Subseção de Itapecerica da Serra.

A jnova advogada Gisele Ferreira de Lima Castro, exibe carteira ao lado de Patricia Vanzolini (à direita) e de Gesson Ninton Gomes da Silva (de terno, à esquerda).

Em seguida, em momento de muita emoção, Vanzolini fez a entrega de carteira à nova advogada inscrita na OAB SP pela Subseção Embu das Artes, Gisele Ferreira de Lima Castro. “É uma alegria estar aqui na presença desta diretoria de Embu das Artes e de advogados e advogadas da região, participar da assinatura desta carta que tem apontamentos importantes para a conservação do meio ambiente, e ainda receber mais uma jovem advogada, que já pode se sentir orgulhosa por ter chegado até aqui e ter a certeza que poderá contar sempre com o apoio da OAB SP”, comentou a presidente da Ordem paulista.

Gesson Nilton Gomes da Silva agradeceu o apoio da OAB SP e mencionou, como uma das ações importantes de preservação do meio ambiente, a instalação de uma miniusina solar no telhado da Subseção, que está em andamento.

Vanzolini também foi convidada a assinar uma carta pela qual a Comissão da Mulher Advogada da Subseção Embu das Artes, presidida por Fernanda do Rosário, reivindica que seja criada, no Fórum local, uma Vara para atendimento de casos de violência de gênero.

A presidente da OAB SP ainda recebeu, da diretoria da Subseção Embu das Artes, composta também por Meire Toledo dos Santos, tesoureira; Ivanete de Paula, secretária- adjunta; e José Nilton de Oliveira, secretário-geral, uma Láurea de Agradecimento.

Palestra
O evento foi encerrado com a palestra ‘Habeas Corpus na Prática’, ministrada por Vanzolini. Em sua explanação, a presidente da Ordem paulista compartilhou conhecimento prático e teórico sobre a aplicação desse importante instrumento jurídico, apontou dicas e orientações valiosas como, por exemplo, a importância de ser sucinto e focado ao redigir um pedido de habeas corpus, enfatizando que o sucesso, muitas vezes, depende da capacidade do advogado em escolher uma única tese central e bem fundamentada.