OAB SP In Company

15 de agosto de 2024 - quinta

OAB SP In Company aborda capacitação e uso de inteligência artificial na advocacia

Ordem segue com rodada de visitas a escritórios, apresentando benefícios e conquistas para os associados

O projeto OAB SP In Company visitou, nesta quarta-feira (14), o escritório Dotta, Donegatti & Lacerda Sociedade de Advogados, localizado na região central de São Paulo. Com atuação nas áreas de mercado financeiro e de capitais, empresarial e societário, procedimentos de insolvência e recuperação judicial, saúde suplementar, imobiliário, família e sucessões, penal econômico, tributário, relações trabalhistas, administrativo regulatório, contencioso e arbitragem, tributário e relações de consumo, o escritório conta com cerca de 70 advogados.

Participaram da visita a presidente da Secional, Patricia Vanzolini, o vice-presidente, Leonardo Sica, e o presidente da Comissão de Sociedades de Advocacia, Flavio Paschoa. Entre os assuntos abordados, Vanzolini falou do posicionamento da OAB SP diante da chegada da inteligência artificial na advocacia.

“Isso será tema nos próximos anos. É uma realidade que não será catastrófica, mas vai ser diferente e a gente, enquanto OAB, tem de assumir algumas responsabilidades sobre o tema. A primeira dela é a oferta de capacitação, como o nosso curso de inteligência generativa, que vai nesta linha. A gente está absolutamente empenhado em não deixar a advocacia perder o bonde. Se o judiciário está usando, os advogados têm de estar na mesma página”, ressaltou.

“Outro reflexo é que, embora a advocacia não vá acabar, com a chegada da IA, ela vai ter de se especializar e algumas tarefas mecânicas vão ser dispensadas”, acrescentou.

Vanzolini também explicou o objetivo do OAB In Company e falou dos resultados do projeto “A gente sentiu a necessidade de aproximar a OAB SP dos advogados. E resolvemos, então, nos sentarmos à mesa com advogados, escritórios e departamentos jurídicos, que acabam ficando mais distantes da OAB SP, para dialogar e entender as reivindicações e questões que esses profissionais possam ter e que não chegam até a gente” explicou. “Em uma das visitas que fizemos, o escritório apontou que a tabela de honorários no nosso site estava difícil de ser encontrada, então nós resolvemos imediatamente. Há outras solicitações e apontamentos que coletamos e estamos levando adiante, desde questões da celeridade do Judiciário até recentemente a questão do eproc”, comentou.

Outro assunto tratado foram os benefícios oferecidos aos associados. “Nesse contato com advogados e escritórios, pudemos perceber que muitos não conhecem o escopo total da OAB SP. Não sabiam, por exemplo, que a CAASP faz parte da Ordem, assim como a ESA. A ideia é mesmo ouvir os profissionais e também esclarecer sobre o que a gente chama de ‘Universo OAB SP’”, afirmou. “A OAB SP tem uma atuação bastante diversificada. É claro que é advocacia, mas as empresas têm um core bem definido e a gente acaba tendo atuações de logística, como a CAASP, que tem 43 farmácias. Nem os médicos têm uma farmácia dedicada, mas nós temos e isso demanda logística”, finalizou.

Ao final da visita, que durou cerca de duas horas, Eduardo Montenegro Dotta, um dos sócios do escritório, manifestou satisfação com o projeto. “Queria agradecer por vocês terem nos brindado com suas presenças. Sabemos das demandas da diretoria da OAB SP e, mesmo assim, vocês nos doaram seu tempo. É um prazer recebê-los aqui, o encontro foi bastante produtivo”, disse.