16 de agosto de 2024 - sexta

Advocacia paulista tem renda média mensal de R$ 8,5 mil

Programas e iniciativas da OAB SP buscam aumentar rendimentos dos profissionais do estado

Um levantamento inédito realizado pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) em todo o estado apontou que o rendimento médio mensal de advogados e advogadas é de R$ 8.512,72. A pesquisa considerou apenas a renda obtida no exercício do Direito.  Realizado entre 6 e 22 de dezembro de 2023, o levantamento foi feito por meio da aplicação de questionários estruturados junto a advogados inscritos na OAB SP e residentes nos municípios paulistas, com 804 entrevistas.

Ao comparar com números nacionais, a renda média da advocacia paulista é superior aos rendimentos obtidos pela maior parte da advocacia brasileira no exercício da profissão. Segundo a pesquisa Perfil Adv, encomendada pelo Conselho Federal da OAB à FGV (Fundação Getúlio Vargas), 64% dos advogados brasileiros têm rendimento individual de até cinco salários mínimos, ou seja, R$ 7.060.

Em outra comparação, a renda da advocacia paulista é 185% maior que o rendimento médio mensal do trabalhador brasileiro. Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a renda mensal calculada para as pessoas ocupadas, com 14 anos ou mais, foi estimada em R$ 2.979 em 2023.

Áreas mais rentáveis
O levantamento da OAB SP também apontou as áreas de atuação da advocacia mais rentáveis no estado. Direito do Consumidor é o ramo que melhor remunera - em média R$ 10,7 mil/mês -, mas é exercido por apenas 6,84% dos profissionais paulistas. No topo do ranking também estão as áreas Ambiental (R$ 10,6 mil), Previdenciária (R$ 10,4 mil), Empresarial (R$ 10,1 mil), Administrativa (R$ 9,8 mil) e Trabalhista (R$ 9,8 mil). A área com maior atuação, no entanto, é o Direito Civil (57,3% dos profissionais), em sétimo no ranking de rentabilidade, com média de R$ 9,2 mil/mês.

Aumento da renda
A OAB SP não mede esforços para implantar iniciativas que colaborem para o aumento dos ganhos dos profissionais do estado. Entre as prioridades da Ordem paulista estão investimentos em qualificação, com a oferta de diferentes cursos de especialização pela ESA (Escola Superior de Advocacia), de olho nas demandas do mercado e nas áreas com maior rentabilidade.

Esta análise técnica é feita pelo Observatório de Inovação da Advocacia e de Novos Mercados, que avalia as tendências do mercado jurídico e explora oportunidades de atuação em novos segmentos.

A Secional paulista também busca aumentar a renda da advocacia lutando por honorários  justos. Por dois anos seguidos, a OAB SP conquistou aumentos significativos nos honorários da Assistência Judiciária, convênio em que atuam 40 mil advogados e advogadas. E, em julho, a OAB SP aprovou uma nova tabela de honorários incluindo 45 novas áreas do Direito em frentes de atuação que crescem a cada dia: ambiental, eleitoral e condominial. Também entraram na tabela de honorários, de forma pioneira, as áreas de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial.

Outro projeto de destaque é a Aceleradora de Escritórios de Advocacia, que está em sua 3ª edição. O programa é aberto a profissionais de todo estado, com duração de três meses, e promove módulos com temas centrais, como Cultura Empreendedora, Gestão e Operação de Escritórios, e Marketing e Negócios. O foco é no conhecimento empreendedor para a advocacia autônoma e de pequeno porte.

A OAB SP ainda apoia os profissionais de todo estado por meio da modernização das Casas da Advocacia, que deixaram de ser meros espaços administrativos e se transformaram em locais de trabalho modernos e funcionais, para atendimento de clientes e realização de audiências virtuais. O investimento nas Subseções inclui a implantação de salas de coworking, estações de trabalho com todo o suporte necessário, acesso gratuito ao JusBrasil e internet de qualidade. A iniciativa ajuda os profissionais, especialmente os que estão no início da carreira, a diminuírem os custos com escritório.