Tribunal de Ética e Disciplina

19 de agosto de 2024 - segunda

5ª Jornada de Processo Ético-Disciplinar vai discutir temas como litigância predatória e publicidade na advocacia

Evento do Tribunal de Ética e Disciplina será realizado no próximo dia 30, na sede da OAB SP

No próximo dia 30 de agosto, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) vai promover a 5ª Jornada de Processo Ético-Disciplinar. O evento será realizado na sede da Ordem paulista e terá transmissão simultânea pelo Canal da OAB SP no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

Guilherme Magri, presidente do TED, vai abrir a Jornada às 9h, juntamente com Guilherme Cirilo, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP. Na sequência, serão debatidos temas atuais e presentes na advocacia e no processo ético-disciplinar, divididos em quatro painéis:

10h00
1º Painel: “Esclarecimentos Preliminares”, com Flávio Cardoso de Oliveira

11h00
2º Painel: “A Aplicabilidade do Acordo de Não Persecução no  mbito do TED”, com Clarissa de Faro Teixeira Hôfling

13h00
3º Painel: “Litigância Predatória”, com Marcello Terto e Silva

14h00
4º Painel: “Aspectos Práticos da Publicidade Ética na Advocacia”, com Marco Antonio Araujo Junior.

Formação ética da advocacia
O presidente do Tribunal, Guilherme Magri, destacou a relevância das Jornadas de Processo Ético-Disciplinar na formação da advocacia, especialmente dos profissionais mais jovens. “Esses eventos são importantes porque proporcionam um espaço de aprendizado, debate e reflexão sobre as práticas éticas na advocacia, fundamentais para a manutenção da integridade e da confiança na profissão”, afirmou.

À frente do Tribunal de Ética e Disciplina desde 2022, Magri faz um balanço positivo das mudanças e projetos implantados no TED neste período, com destaque para a informatização de todo o sistema. Ele também cita o projeto “TED vai à Faculdade”, os cursos de aprimoramento e formação pela ESA (Escola Superior de Advocacia), as publicações de livros e as Jornadas de Ética e Disciplina como avanços importantes para o desenvolvimento do Tribunal.

“Nesta gestão, buscamos diariamente a aproximação com advocacia, pois além de atuar em processos disciplinares, o TED também tem uma função educativa e de orientação para os advogados”, ressaltou Guilherme Magri.

Com a disseminação de novas tecnologias e o maior uso das redes sociais pela advocacia, o TED tem buscado se adaptar à nova realidade, atualizando normas e diretrizes para garantir que os advogados possam utilizar essas ferramentas de forma ética e responsável. “Com o crescente uso das redes sociais para promoção pessoal e profissional, o TED tem enfrentado novos desafios para manter o equilíbrio entre a liberdade de expressão dos advogados e a necessidade de preservar a dignidade da profissão. Recentemente, inauguramos a 28ª Turma, que trata de forma específica a matéria, sendo a primeira Turma Especializada no Brasil”, destacou o presidente do Tribunal.

5ª Jornada de Processo Ético-Disciplinar
Dia 30 de agosto, a partir das 9h00