Amparo

28 de agosto de 2024 - quarta

Vice-presidente da OAB SP palestra na abertura da Semana Jurídica em Amparo

Leonardo Sica também entregou carteiras da Ordem para dois novos advogados da cidade

Vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica explicou técnicas de argumentação oral e escrita aos presentes no Fórum de Amparo (Foto: Divulgação/OAB SP)

Vice-presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Leonardo Sica participou, na noite de terça-feira (27), da abertura da Semana Jurídica em Amparo, organizada pela subseção local. Em evento realizado no Fórum da cidade, o dirigente da Secional ministrou a palestra “Técnicas de Argumentação Escrita e Oral nos Tribunais” e entregou carteiras da Ordem para dois novos advogados.

Durante sua explanação, Sica ensinou dicas de como se portar durante uma sustentação oral e apontou métodos que tem praticado em 28 anos de exercício de advocacia criminal. “Nossa comunicação tem uma objetividade exclusivamente persuasiva. Nós, advogados e advogadas, falamos o tempo todo para convencer alguém de alguma coisa. Por isso, três coisas são importantes: ter conexão, confiança e simpatia”, explicou.

O vice-presidente da Ordem ainda transmitiu outras informações relevantes aos presentes, sobre controle do nervosismo diante dos desembargadores, preparo de memoriais e também do que não fazer durante a fala, como uso de ironias e excesso de citações.

Por fim, Sica resumiu o que considera a principal orientação sobre o tema. “O melhor método de aprendizado e aperfeiçoamento profissional para advogados é a repetição. A melhor sustentação oral que fiz na carreira foi a que mais treinei. Não existe mágica, o que existe é estudar, conhecer o que você vai falar e treinar bastante”, finalizou.

Entrega de carteiras
Terminada a palestra, Leonardo Sica também realizou a entrega de carteiras a um advogado e uma advogada. Após repetiram o juramento da Ordem, obrigatório para o exercício da advocacia, Renan Silvestre Guarizo e Diana Rios Braga Felice receberam as boas-vindas do vice-presidente da Secional como novos inscritos da OAB na Subseção de Amparo.

O vice-presidente da Secional entregou carteiras da Ordem a Renan Silvestre Guarizo e Diana Rios Braga Felice