Direito Previdenciário

10 de setembro de 2024 - terça

OAB SP disponibiliza cartilhas atualizadas com passo a passo para acesso ao INSS Digital

Confira como funciona o acesso à plataforma exclusiva para advogados, desenvolvida para operacionalizar o atendimento previdenciário de forma remota

Imagem de fundo azul, com a frase escrita em branco "Cartilha INSS Digital 2024"

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), por meio de sua Comissão de Direito Previdenciário, lançou cartilhas atualizadas para auxiliar a advocacia no acesso aos serviços exclusivos previdenciários digitais oferecidos pelo INSS à categoria.

Esses materiais foram desenvolvidos para fornecer orientações claras e detalhadas sobre como os advogados e advogadas podem utilizar a plataforma INSS Digital, facilitando o requerimento de benefícios, protocolos de documentos, agendamentos e demais serviços oferecidos por meio do convênio entre a OAB SP e o INSS.

O que é o INSS Digital
O INSS Digital é uma plataforma exclusiva para advogados, desenvolvida com o objetivo de operacionalizar o atendimento previdenciário de forma remota. Ela surgiu a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre a OAB SP e o INSS, permitindo que a advocacia possa atuar de maneira ágil e simplificada na defesa dos direitos de seus clientes, sem a necessidade de deslocamento presencial às agências do INSS.

Quem pode se cadastrar
O cadastro no INSS Digital é permitido para advogados e advogadas que estejam com a inscrição ativa na OAB SP, adimplentes com a anuidade e que não estejam cumprindo sanções disciplinares pela Ordem.

Como é realizado o cadastro
O processo de cadastramento é realizado diretamente no site da OAB SP. Para efetuar o cadastro, o advogado precisa ter um certificado digital instalado e funcionando no computador onde for acessar o sistema. Após a adesão, o profissional receberá um e-mail com as instruções e os dados de autenticação no sistema do INSS. O prazo para o recebimento do e-mail é de até 30 dias úteis.

As cartilhas disponibilizadas pela OAB SP explicam detalhadamente cada etapa desse processo, com orientações sobre como acessar os serviços e a importância do uso da tecnologia para otimizar o atendimento previdenciário.

Acesse clicando nos links abaixo:

Cartilha INSS Digital passo a passo Cadastro na plataforma
Cartilha INSS Digital passo a passo Como protocolar um requerimento