ESA

13 de setembro de 2024 - sexta

‘Importante que todos possam ter acesso’, diz Leonardo Sica na inauguração do núcleo da ESA em Apiaí

Presidente em exercício da OAB SP também participou, na quinta-feira (12), de encontros com a advocacia em Taquarituba e Itararé

Maria Donizete de Mello (presidente da Subseção de Apiaí), Leonardo Sica e Marcos Jasom da Silva Pereira Sartori (coordenador do núcleo ESA Apiaí)

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) inaugurou, nesta quinta-feira (12), mais um núcleo da ESA (Escola Superior de Advocacia), desta vez em Apiaí, na região do Vale do Ribeira. O presidente em exercício da Secional, Leonardo Sica, foi responsável por proferir a aula inaugural, com o tema ‘Sustentação Oral, Memoriais e outras Técnicas de Argumentação nos Tribunais’.

O dirigente parabenizou à Subseção pela conquista e ressaltou o empenho da OAB SP em oferecer a cada vez mais advogados e advogadas a possibilidade de utilizar os serviços da ESA. “Desde o começo da nossa gestão, houve uma determinação firme da presidente Patricia Vanzolini e do diretor da Escola, professor Flávio Tartuce, de ampliarmos os núcleos da ESA”, explicou. “A ESA de São Paulo é a única Escola de Advocacia no Brasil autorizada pelo Poder Público a oferecer cursos de pós-graduação com certificação. É importante que todos possam ter acesso a isso”, complementou.

O presidente em exercício da OAB SP também comentou sobre o programa Anuidade de Volta, que converte o valor pago na anuidade em créditos utilizáveis para pagamento de cursos de extensão e pós-graduação disponíveis na ESA. “Isso aumenta nossa capacidade de levar conhecimento, elimina a barreira financeira e auxilia as subseções”, finalizou.

Presidente da Subseção de Apiaí, Maria Donizete de Mello afirmou que a inauguração do núcleo da ESA foi a realização de um sonho. “Representa não apenas a expansão das nossas atividades, mas a concretização do compromisso com atualização constante dos nossos profissionais”, destacou.

‘Pensamos soluções’
Antes do compromisso em Apiaí, Sica participou de encontros com a advocacia de outras duas cidades. Primeiro, se reuniu com advogados e advogadas de Taquarituba e de municípios da região, como Itaporanga e Riversul. As discussões incluíram diversos temas relevantes para a advocacia, como, por exemplo, o convênio da Assistência Judiciária.

“Falamos de demandas locais, como atendimento no Fórum e outros serviços que impactam o nosso trabalho. Juntos, pensamos soluções para levar a São Paulo e correr atrás para que os problemas sejam solucionados”, disse Sica, que foi recebido pela presidente da Subseção de Taquarituba, Lucyana Fantinatti.

O presidente em exercício da Ordem paulista destacou, ainda, o novo sistema de digitalização das denúncias de violações de prerrogativas e reforçou a importância de informar a entidade quando há casos de prerrogativas violadas.

“Tem opção até de áudio e vídeo. Aconteceu algum problema em audiência? Filma, carrega o vídeo e manda para a Secional. Precisamos dessa provocação, para podermos reagir, para que a OAB SP ‘entre em campo’ para fazer essa proteção ao advogado ou advogada que tenha sofrido violação de prerrogativas”.

Melhora contínua
Outra cidade visitada pelo dirigente foi Itararé, onde foi recepcionado pelo presidente da Subseção, Gustavo Stefanuto e sua vice, Vânia Costa Leite. Sica conversou com a advocacia local, discutiu temas como Assistência Judiciária e o trabalhos nas varas da cidade, além de reforçar a presença da Secional para auxiliar no que for necessário.

“Estou aqui para trocarmos ideias, mas, principalmente, para ouvi-los e entender o que a Secional pode fazer para melhorar a vida da advocacia no cotidiano”, explicou Sica, que também visitou as instalações da Subseção e conheceu o local em que há a ideia da construção de um espaço de convivência para a advocacia.