Família e Sucessões

16 de setembro de 2024 - segunda

OAB SP marca presença em congresso sobre direito das famílias e sucessões

O XI Congresso Paulista de Direito das Famílias e Sucessões aconteceu em 12 e 13 de setembro, na sede da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo)

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo) participou na última semana do XI Congresso Paulista de Direito das Famílias e Sucessões: os avanços do Direito das Famílias e Sucessões, promovido pelo IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família).

A ordem foi representada por Silvia Mazargão, presidente da Comissão da Advocacia de Famílias e Sucessões da OAB SP, e Fernanda Tartuce, presidente da Soluções Consensuais de Conflitos. O evento foi realizado nos dias 12 e 13 de setembro, na sede da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) e foi também uma homenagem a Euclides Benedito de Oliveira, renomado jurista da área de sucessão família.

Silvia falou sobre a possibilidade de contratualizar as relações familiares. “Pude tratar sobre de onde esses contratos surgiram e por que eles foram criados e sobre a eficácia deles dentro do plano jurídico”, explicou.

Já Fernanda, após expor elementos do filme "Estranho no ninho" (ganhador de 5 Oscars em 1976), falou sobre polêmicas ligadas à realização de conciliações e mediações em procedimentos judiciais e da potencial utilização de mediação extrajudicial em conflitos sucessórios na busca de concretizar soluções consensuais.

A presidente da Comissão da Advocacia de Famílias e Sucessões da OAB SP falou da  relevância do Congresso do IBDFAN, presidido por Ana Paula Gonçalves Copriva, vice-presidente da subseção de Rio Claro da OAB SP, que chegou a sua 11ª edição com ingressos esgotados à três meses do evento. “ Esse sucesso não só a qualidade técnica das palestras, mas também por ser uma homenagem ao Euclides Benedito de Oliveira, que é um professor de extrema relevância para todos que atuam na área de sucessões. Ele é uma sumidade e uma unanimidade entre todos os profissionais e professores da área”, explicou Silvia.