Interiorização

17 de setembro de 2024 - terça

Visitas da diretoria da OAB SP pelo Interior reforçam apoio irrestrito à advocacia

Presidente Patricia Vanzolini participou de inaugurações e entrega de carteiras durante eventos em Mogi Guaçu, Porto Ferreira e Casa Branca

A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, classificou como ‘sonho realizado’ a inauguração da Casa da Advocacia em Casa Branca (Foto: Divulgação/OAB SP)

A série de visitas realizadas pela diretoria da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) pelo Interior, na segunda-feira (16), reforçou o apoio irrestrito oferecido pela entidade em favor da advocacia. Durante compromissos em Mogi Guaçu, Porto Ferreira e Casa Branca, a presidente da Secional, Patricia Vanzolini, entregou novas estruturas às subseções, além de dar boas-vindas aos recém-inscritos na Ordem.

Na primeira agenda do dia, Vanzolini esteve em Mogi Guaçu para participar de dois eventos. Primeiro, inaugurou a sala da OAB na Central de Polícia Judiciária, ao lado da presidente da Subseção, Luciane Bonelli Pasqua, e outros membros da diretoria. O novo espaço proporcionará estrutura e condições dignas para que advogados e advogadas exerçam suas funções no caso de seus clientes presos, atendendo aos interesses da advocacia e da cidadania.

Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP, ao lado de Luciane Bonelli Pasqua, presidente da Subseção de Mogi Guaçu, durante inauguração da sala da OAB na Central de Polícia Judiciária

“Parabenizo à Subseção por essa iniciativa. A gente vê o Direito cada vez mais remoto, virtual e sabemos da praticidade disso. Mas na advocacia criminal é um pouco diferente. Considero da maior relevância a abertura de salas e faço votos que essa iniciativa se estenda e tenhamos, pelo menos nos principais distritos, uma sala de apoio à advocacia”, destacou a dirigente.

Fortalecimento de classe
Na sequência, a presidente esteve na cerimônia de entrega de carteiras a 20 novos advogados e advogadas da cidade. Em seu discurso, Vanzolini ressaltou a importância da solenidade.

“Nós fazemos a solenidade e o juramento por duas razões. Primeiro porque esse juramento é parte integrante do seu ingresso na OAB, um requisito formal e uma tradição muito importante”, explicou. “Outra razão é termos a oportunidade de estarmos todos juntos e nos fortalecermos como classe. A advocacia, além de uma profissão belíssima, tem uma característica muito especial: é a única profissão privada na Constituição”, complementou.

A líder da Secional também destacou tudo o que o Universo OAB tem a oferecer aos novos inscritos. “Temos um pacote de apoio à advocacia iniciante. Dentro desse pacote, está o certificado digital gratuito, os cursos oferecidos pela Oficina da Advocacia, mas o pilar mais importante é a ESA (Escola Superior de Advocacia). Por isso criamos o programa Anuidade de Volta. Para que cada real pago na sua anuidade vire crédito para que você faça qualquer curso na ESA”, aconselhou.

Solenidade de entrega de carteiras deu boas-vindas a 20 novos advogados e advogadas de Mogi Guaçu

Resiliência e sonhos realizados
Em Porto Ferreira, Patricia Vanzolini fez a entrega da modernização da Casa da Advocacia após um momento muito delicado vivido pela Subseção, já que um incêndio consumiu toda a parte interna da casa e forçou a remodelação do espaço.

Em um trabalho conjunto, a sede recebeu melhorias, com uma nova sala de coworking, atendimento da Assistência Judiciária e auditório com espaço para um estúdio de podcast que, inclusive, recebeu a participação da presidente da Ordem.

Em Porto Ferreira, Patricia Vanzolini foi recebida por Rui Carlos Nogueira de Gouveia, presidente da Subseção e Fernanda Rodrigues Varjão, presidente local da Comissão da Jovem Advocacia

“Esse infortúnio serviu para que pudéssemos fazer uma remodelação da frente da Casa e para demonstrarmos nossa força. Porque é disso que é feita a resiliência e a força da advocacia. E isso só existe se formos unidos”, disse a dirigente, acompanhada pelo presidente da Subseção, Rui Carlos Nogueira de Gouveia.

O dia de visitas no Interior foi concluído com a inauguração da Casa da Advocacia de Casa Branca. Em uma cerimônia que lotou a rua em frente à sede e recebeu autoridades locais, dirigentes de outras subseções, conselheiros estaduais e Adriana Galvão, presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Patricia Vanzolini e Daniela Magalhães, secretária-geral da OAB SP, enfatizaram a realização de um sonho da advocacia local.

“Esse momento é um sonho realizado e é muito bonito a gente sonhar. Um sonho que começou nesta gestão em equalizar as subseções para que todos tenham um belo auditório, um espaço digno para atendimento da Assistência Judiciária, local para a advocacia trabalhar. Não tem subseção pequena, nem grande, longe ou perto. Toda a advocacia do estado merece o mesmo respeito e tratamento”, pontuou a presidente.

“São dois sentimentos. De orgulho, porque estamos vendo o compromisso de interiorização avançando em todo o estado, com 111 reformas feitas e 25 novas Casas que estamos construindo. E gratidão por poder transformar nossa entidade administrativamente e em termos tecnológicos”, acrescentou a secretária-geral.

O presidente da Subseção, José Roberto Pedroso de Moraes, exaltou o empenho de dirigentes anteriores que batalharam pelo mesmo objetivo e proporcionaram essa conquista. “Nossa história toma um novo rumo graças ao trabalho abnegado de todos. Todos tinham a vontade de ter uma Casa com mais estrutura e ela está aqui, pronta para atender a advocacia de Casa Branca”, finalizou.