Turbinando a Carreira

30 de setembro de 2024 - segunda

Especialistas levam cultura de empreendedorismo da OAB SP a evento em Rio Claro

Turbinando a Carreira realiza mais uma edição com palestras dinâmicas e muita informação aos participantes

Secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães realizou a abertura do evento e destacou o empenho da Secional em levar conhecimento técnico a todo o estado (Foto: Divulgação/OAB SP)

Um time de especialistas levou a Rio Claro, no último sábado (28), a cultura de empreendedorismo jurídico da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) em mais uma edição do programa Turbinando a Carreira, que reuniu dezenas de advogados e advogadas nas dependências do Grêmio Recreativo Cia Paulista. Foram cerca de quatro horas de muito conteúdo e informação aos presentes, com a realização de seis palestras e temas relevantes e atuais voltados aos profissionais do Direito.

Daniela Magalhães, secretária-geral da Secional, abriu o evento ao lado da diretoria da Subseção de Rio Claro e destacou as iniciativas da Ordem paulista que visam levar cada vez mais informação a advogados e advogadas de todo o estado. “Nosso compromisso é levar a Ordem onde ela estiver, e levar conhecimento técnico também é uma missão. No ano passado, foram 14 edições do Turbinando a Carreira e todas um sucesso. Entendemos que precisávamos manter e, a partir do Turbinando, nasceu outro programa muito importante, que é a Aceleradora de Escritórios”, explicou.

A primeira palestra do dia ficou a cargo de Ísis Fontenele, especialista em consultoria e desenvolvimento de pessoas, que falou sobre Gestão de Escritórios. Além de enfatizar a importância de uma boa gestão, Fontenele explorou cinco pilares: estratégico, humano, da produção, da comunicação e financeiro.

“Uma das habilidades é compreender o mercado a nossa volta. Muitas vezes, o advogado só se preocupa com a técnica do Direito, mas se conversar com grandes escritórios, você precisa falar sobre bolsa de valores, política, tudo o que pode impactar no dia a dia”, orientou.

Inteligência emocional
Vice-presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia, Bruno Bezerra trouxe ao debate o conceito das habilidades comportamentais - as conhecidas "soft skills" - e pontuou a inteligência artificial como primordial.

Ela ainda deu dicas e apresentou exemplos práticos sobre como desenvolver quatro competências necessárias: autoconsciência, autogestão, empatia e habilidade social. “Para nós que lidamos no dia a dia com problemas alheios, é muito desafiador construir uma liderança sem falar de inteligência emocional. Precisamos sempre pensar em como aprimorar essa característica”, ressaltou a advogada.

Prerrogativas
Tema muito importante para a advocacia, a defesa das prerrogativas foi o assunto da palestra conduzida por Ezequias Assis, vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP e coordenador regional da Comissão de Direitos e Prerrogativas.

O especialista destacou a importância dos advogados procurarem a OAB quando sofrerem qualquer tipo de violação, explicou detalhes do artigo 7º do Estatuto da Advocacia e pontuou a necessidade de união da classe. “Quando estamos juntos, ganhamos força na hora da nossa prerrogativa”, disse.

Advocacia 4.0
O presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP, Nelson Kobayashi, apresentou ao público o conceito de Advocacia 4.0 e as mudanças no Direito após o advento de novas tecnologias. Ele discorreu sobre essa transformação digital, os novos modelos de negócios e como saber se adaptar à experiência do cliente.

Kobayashi também deixou o alerta que é fundamental acompanhar todas essas novidades. “O mundo está mudando, a advocacia está mudando e quem não mudar junto, vai ficar para trás. Quem quer advogar bem daqui a cinco, dez anos, tem que começar a acompanhar essa mudança agora”.

Inteligência Artificial
Tecnologia do momento, a Inteligência Artificial também foi tema no Turbinando a Carreira. Presidente da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB SP, Solano de Camargo explicou como a advocacia pode utilizar essas ferramentas para otimizar e melhorar seu trabalho, seja por meio de assistentes virtuais, automação ou até por meio da criação de aplicativos que podem facilitar o dia a dia.

“Temos a sorte geracional de ver uma revolução sem precedentes, que é o advento da IA generativa. E a nossa profissão acaba tendo vantagem em relação a outras porque o advogado e a advogada são sempre treinados a saber se comunicar e se expressar”, explicou.

Imersão
Afonso Paciléo, conselheiro estadual, fechou o evento com uma imersão em empreendedorismo jurídico. Além de revisitar temas que já haviam sido abordados em palestras anteriores, a explanação contou com destaques para pontos essenciais que devem ser explorados por quem busca carreiras jurídicas bem-sucedidas.

Paciléo destacou que coragem, visão e competência são características fundamentais do bom empreendedor e encerrou com um incentivo aos presentes. “Vocês podem escolher progredir ou dar desculpas. Se não está dando certo, mude o que está fazendo. Escolha progredir e conquiste qualquer coisa que deseja”.


pub