Araraquara

08 de outubro de 2024 - terça

‘Comunicação é um ato de conexão’, diz presidente da OAB SP em palestra na Subseção de Araraquara

Patricia Vanzolini ministrou a aula magna ‘Técnicas de Argumentação Escrita e Oral nos Tribunais’ para quase 100 advogados e advogadas

Clareza, objetividade e concisão. Essas foram algumas das muitas dicas dadas por Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), na noite da última segunda-feira (7), aos advogados e advogadas da Subseção de Araraquara.

A troca de experiências, ocorrida durante a aula magna intitulada ‘Técnicas de Argumentação Escrita e Oral nos Tribunais’, foi ministrada pela dirigente da Ordem paulista para aproximadamente 100 pessoas.

Apresentada por Felipe de Oliveira, presidente da OAB local, Vanzolini falou sobre o valor de boas petições para o caminhar dos processos e citou como aliados recursos tecnológicos muito usados no Direito, como o visual law.

Ela reforçou, ainda, que comunicação é um ato de conexão - e pode ser decisiva em instâncias presenciais.

No caso das sustentações orais, a presidente da Secional disse que “esse é um momento fundamental de defesa da tese, em que o advogado está frente a frente com os julgadores. Por isso, ter cuidado com o ritmo, com o tom e as pausas da fala é de extrema importância em atos de convencimento”. Isso também inclui atenção ao uso da expressão facial e dos gestos.

“A postura do advogado no tribunal e as conexões visuais que devem ser estabelecidas contam muito na hora de convencer alguém. E o que eu quero dizer com isso? Que, por vezes, como se fala é tão importante, senão mais, do que o que de fato se fala”, completou.

Também estiveram presentes na aula magna a vice-presidente da Subseção de Araraquara, Clara Alvarenga; os conselheiros estaduais, Silvio Barboza e Glaudecir Passador; o presidente da OAB São Carlos, Renato de Barros; e o presidente da OAB Américo Brasiliense, Paulo Sarti.