A menos de um mês da conclusão da terceira turma do projeto Aceleradora de Escritórios de Advocacia da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), o grupo de participantes da iniciativa pioneira da Ordem paulista teve três dias de imersão sobre Marketing e Negócios. O encontro aconteceu na ESA OAB SP (Escola Superior de Advocacia), sob a coordenação de conteúdo de Jaercio Barbosa, professor de Digital ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Ao se apresentar aos “acelerados”, Barbosa demonstrou um pouco o funcionamento do marketing. “O que estou fazendo aqui é um storytelling. Criando uma conexão com vocês e tentando derrubar barreiras a partir da minha experiência”, destacou o professor. “Contar a minha história dá credibilidade”, acrescentou.
Os advogados e advogadas participantes da Aceleradora compartilharam suas angústias quando o assunto é marketing e ética profissional. Como se posicionar em cada plataforma digital, em quais redes sociais estar presente e como construir uma imagem profissional sem perder a autenticidade foram algumas das dúvidas levantadas pelos “acelerados”. Gislene Aparecida Ferreira Cavalcante, inscrita na Subseção de Itaquaquecetuba, contou já ter visto progresso em seu escritório desde o início do projeto. “A partir dos ensinamentos, metodologias e conhecimentos dos professores, já comecei a fazer a reestruturação do meu escritório”, pontuou a profissional.
Além de estratégia de marketing, os três dias de imersão contaram com aulas sobre saúde financeira e orientações para uma apresentação de sucesso, voltada para negócios e para entrevistas à imprensa. Como parte do conteúdo, a manhã de sábado (30) foi de treinamento, com entrevistas para podcast e individuais, realizadas por Eduarda Chaves e Nelson Kobayashi.
Para o advogado Gustavo Mayoral Guimarães, inscrito em Santa Bárbara d’Oeste, a Aceleradora de Escritórios oferece exatamente o que ele procurava: qualificação. “Muitas vezes foquei apenas na atuação criminal, deixando de lado questões de gestão e administração do escritório. A Ordem paulista, ao desenvolver esse projeto, trouxe uma oportunidade para me profissionalizar e me especializar nesses aspectos”, ressaltou o profissional.
Em processo de retomada de sua carreira, Ana Carolina da Costa, inscrita na Subseção de Matão, comentou não esperar que a Ordem paulista pudesse proporcionar tal formação. Após participar de uma edição do projeto Turbinando a Carreira, em Araraquara, considerou que seria um aquecimento para a Aceleradora. “Esse evento trouxe palestras que já me deram uma ideia de como as coisas aconteceriam aqui, e foi muito legal. Mas nunca passou pela minha cabeça que isso faria parte da minha trajetória”, disse.
A advogada também pontuou conhecimentos importantes que a Aceleradora dá aos profissionais da advocacia. “A noção de organização que precisamos ter e a valorização profissional precisam começar por nós mesmos. Para um início de carreira, como o que estou vivendo, isso é fundamental. Além disso, o módulo atual, que fala de marketing, prospecção e como fazer tudo de maneira ética e eficiente, é algo que, com certeza, vou aplicar imediatamente”, concluiu.
Roadtrip
Em visita ao escritório LBCA, localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, os “acelerados” acompanharam mais de perto como funciona a gestão de um dos maiores escritórios do país, com 780 profissionais multidisciplinares em seu quadro de colaboradores. Ricardo Freitas e Manuela Tavares, sócios do escritório, explicaram como, atualmente, a Inteligência Artificial é uma das bases do trabalho na organização. “A tecnologia tem que estar presente na nossa rotina de trabalho. A IA não vai substituir o trabalho da advocacia, mas a advocacia precisa se atualizar e passar a usar a tecnologia para otimizar sua atuação”, destacou Freitas.