Após inovar com o lançamento de um curso totalmente gratuito sobre Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Direito, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), em parceria com a Trybe, Jusbrasil e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS), realiza a pesquisa "O Impacto da Inteligência Artificial Generativa nos Profissionais de Direito". Este estudo, de alcance nacional, busca captar percepções e experiências reais sobre o uso de IA Generativa, além de explorar as oportunidades, desafios e práticas emergentes.
A pesquisa está disponível neste link e o questionário pode ser respondido em apenas 10 minutos. Os resultados do estudo contribuirão para um panorama relevante sobre o uso de IA Generativa no setor jurídico e os benefícios que a tecnologia tem oferecido.
Curso de IA generativa
Em agosto, a OAB SP realizou a aula inaugural do curso de Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Direito. Desenvolvido pela Comissão de Tecnologia e Inovação da Secional, o curso foi disponibilizado gratuitamente à advocacia. Ele foi dividido em quatro módulos: “Introdução à IA generativa”, “Uso de IA generativa no dia a dia”, “IA aplicada ao contexto jurídico” e “Considerações sobre regulamentação jurídica e ética”.
Ao longo de apenas três meses, mais de 40 mil advogadas e advogados paulistas concluíram o curso, evidenciando não apenas o expressivo interesse pela Inteligência Artificial, mas também sua relevância crescente nos diversos setores da sociedade.