A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) lamenta produndamente o falecimento do ex-presidente da OAB Nacional Marcelo Lavenère. Ele faleceu neste domingo (12), aos 86 anos.
Membro honorário vitalício do Conselho Federal da OAB, o advogado presidiu a Ordem de 1991 a 1993, um período marcante da história do Brasil e da instituição, que liderou a sociedade no processo que resultou no impeachment do então presidente da República Fernando Collor de Mello.
Natural de Maceió/AL, Lavenère foi advogado e consultor jurídico, presidente da OAB/AL por dois mandatos consecutivos. Também foi procurador do estado de Alagoas e presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre 2003 e 2007. Foi membro da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Em razão do falecimento, a OAB Nacional decretou luto de sete dias. O luto foi decretado pelo vice-presidente nacional e presidente em exercício da OAB, Rafael Horn.
O velório e cremação serão realizados em Brasília na segunda-feira, 13.
A Presidência, a Diretoria, as Conselheiras e os Conselheiros Estaduais e Federais, as Subseções e as Comissões da OAB SP expressam solidariedade aos familiares e amigos de Marcello Levenère, estendendo a todos os sentimentos pela perda.