Institucional

07 de janeiro de 2025 - terça

Leonardo Sica assume presidência da OAB SP em solenidade de posse administrativa

Em ato, dirigente destacou o papel representativo da instituição diante da classe paulista e anunciou as cinco primeiras ações da gestão

Posse administrativa da nova diretoria da OAB SP ocorreu nesta terça-feira (7). Fazem parte da gestão (da esquerda para a direita): Alexandre de Sá Domingues, diretor-tesoureiro; Daniela Magalhães, vice-presidente; Leonardo Sica, presidente; Adriana Galvão, Adriana Galvão, secretária-geral; e Viviane Scrivani, secretária-geral adjunta. (Foto: Mateus Sales/OAB SP)

Na tarde desta terça-feira (07), na sede da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), o advogado criminalista Leonardo Sica assumiu a presidência da diretoria da maior secional do Brasil. Em uma eleição histórica, realizada de forma totalmente online pela primeira vez na Ordem paulista, Sica foi eleito com 116.858 votos para liderar a entidade durante o triênio 2025-2027.

A posse administrativa da gestão também contou com a presença de Daniela Magalhães, que assume como vice-presidente da OAB SP, Adriana Galvão, secretária-geral, Viviane Scrivani, secretária-geral adjunta, e Alexandre de Sá Domingues, diretor-tesoureiro. Diva Gonçalves Zitto Miguel de Oliveira estará à frente da presidência da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo).

Em seu discurso, Sica destacou a importância de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na última gestão. “Nosso maior desafio hoje é continuar e aprofundar as mudanças, as inovações e as renovações feitas nos últimos três anos”, destacou.

Sica apresentou as cinco primeiras ações da Ordem paulista durante a solenidade. (Foto: Mateus Sales/OAB SP)

O presidente também enfatizou as maiores responsabilidades e desafios do mandato, que estarão centradas na promoção de inclusão, diversidade e representatividade, o fortalecimento das instituições democráticas e a valorização do papel social da advocacia, e uma gestão com ações perenes e baseada em diálogo e projetos. Além disso, destacou a importância de ampliar a participação da OAB em momentos cruciais para a defesa da democracia representativa.

Patricia Vanzolini, que deixa a presidência da entidade e assume uma vaga no Conselho Federal da OAB, esteve presente para a passagem de bastão e reforçou o papel da instituição paulista no âmbito federal com ações fundamentais, como a defesa das prerrogativas da classe e a reforma do processo eleitoral interno do CFOAB. “No Conselho Federal, a OAB SP tem tido uma atuação firme, independente, destacada e vai continuar desta forma”, ressaltou Vanzolini.

As cinco primeiras medidas adotadas pela atual diretoria foram anunciadas durante a posse. “Para enfrentar esses desafios nós temos time, confiança, legitimidade, ideias e não nos falta boa vontade”, citou Sica.

1. Expansão do programa Anuidade de Volta: o programa passa a valer para todos os cursos, seminários e conferências realizados pela OAB SP
2. Campanha nacional para aprovação do PL 4359/2023: campanha intensa para a aprovação do projeto, que é um instrumento normativo valioso para garantir a eficácia das prerrogativas dos advogados em juízo.
3. Letramento em Inteligência Artificial (IA): oferecimento de programa gratuito à advocacia paulista com os melhores profissionais do ramo para o letramento na área.
4. Proposta de reforma eleitoral da OAB: proposta para eleições diretas e online do CFOAB.
5. Pacto pela Justiça: reunindo, em um centro de entendimento e ação, Judiciário, Legislativo, Executivo e Sociedade Civil, em um movimento de defesa das instituições democráticas e de compreensão das necessidades contemporâneas de acesso e distribuição de Justiça. Diálogo e cooperação são os únicos meios para a “justiça ser justa”.

Da esquerda para a direita: Fábio Roberto Gaspar, diretoria CAASP; Stella Vicente Serafini, direotira CAASP; Pedro Ivo Gricoli lokoi, Tesoureiro CAASP; Alexandre de Sá Domingues, diretor-tesoureiro OAB SP; Jorge Andreotti, vice-presidente da CAASP; Daniela Magalhães, vice-presidente da OAB SP; Leonardo Sica, presidente da OAB SP; Diva Zitto, presidente da CAASP; Patricia Vanzolini, conselheira federal; Adib Kassouf Sad, secretário-geral da CAASP; Adriana Galvão, secretária-geral; Solange de Amorim Coelho, secretária-adjunta da CAASP; Maria Lucia de Almeida Robalo, diretoria CAASP; Viviane Scrivani, secretária-adjunta da OAB SP; Tatiana Marques Adoglio, diretoria CAASP. (Foto: Mateus Sales/OAB SP)

A solenidade também contou com a divulgação dos profissionais que estarão à frente de algumas das comissões temáticas da Ordem paulista. Entre eles estão: Camila Torres, na Comissão de Direitos Humanos; Claudia Bernasconi lidera Prerrogativas; Luciana Temer comanda Direito Constitucional; Celso Vilardi será responsável pela Defesa da Democracia e do Estado de Direito; Alexandre Zavaglia ficará à frente de Tecnologia e Inovação; Maíra Recchia presidirá a Comissão das Mulheres Advogadas e Daniela Liborio dirigirá a Escola Superior de Advocacia (ESA).

Em entrevista ao Jornal da Advocacia, Leonardo Sica falou com detalhes quais os planos e foco de atuação da OAB SP sob sua gestão. Confira aqui.


pub

Mais Notícias




pub
pub