A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo realiza de 17 de fevereiro a 21 de março a Campanha OAB-CAASP contra o Câncer de Pele 2025. A ação, em sua segunda edição, visa a prevenir uma das formas de câncer mais comuns entre a população: segundo o Instituto Nacional do Câncer, os tumores cutâneos correspondem a 33% dos cânceres diagnosticados no Brasil, somando cerca de 185 mil novos casos por ano.
“A detecção precoce impede o agravamento da doença, que em sua forma mais agressiva, o melanoma, pode resultar em quadros muito graves, daí a importância desta campanha”, explica o vice-presidente da CAASP, Jorge Andreotti, responsável pela área de saúde da entidade.
Na Campanha OAB-CAASP contra o Câncer de Pele, advogados e estagiários contarão com subsídio de 50% da Caixa para se submeter a consulta com médico dermatologista. Nos próximos dias, será divulgada a relação das clínicas participantes e iniciada a emissão de guias. Todas as informações necessárias à participação serão publicadas nos meios de comunicação da entidade (site, newsletter, redes sociais).
“Convidamos os colegas de todo o Estado a participarem, trata-se de uma ação preventiva muito importante”, concita o vice-presidente da Caixa, Adib Kassouf Sad.
Algumas manifestações epidérmicas podem sugerir a presença de câncer de pele, segundo os especialistas. Confira:
- mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento;
- pinta de superfície elevada e brilhante, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida que sangra facilmente;
- pinta preta ou castanha que muda de cor e textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho.