12 de janeiro de 2024 - sexta

OAB Santos#2ª Subseção

Pela Democracia, surge a OAB SANTOS

Março de 1933. O Brasil vivia a expectativa de convocação para uma Assembleia Nacional Constituinte. No dia 26 de março, o jornal A Tribuna trouxe, na primeira página, a criação da Subseção Santos da Ordem dos Advogados do Brasil. Segundo o jornal, a nova instituição surgia para “a defesa dos interesses da classe dos advogados do país”.

Em sua primeira eleição, duas chapas concorreram. Uma trazia o nome do Dr. João de Freitas Guimarães para presidente. A outra, o Dr. Valdomiro Silveira.A votação ocorreu das 10:00 às 16:00, presidida pelo Juiz de Direito da 1ª Vara do Fórum, Dr. João Batista Leme da Silva.

Dos 59 inscritos,compareceram 45 eleitores. Por 25 votos contra 18, Valdomiro Silveira foi eleito o primeiro presidente da OAB SANTOS.

A Diretoria para o biênio 1933-1934 tinha a seguinte composição:

Presidente: Valdomiro Silveira
Vice-Presidente: José de Souza Dantas
Primeiro Secretário: Daniel Ribeiros de Moraes e Silva
Segundo Secretário: Cyro De Athaíde Carneiro
Tesoureiro: Ignácio Paschoal Bastos


Em novembro de 1933 formou-se a Assembleia Nacional Constituinte, com 240 parlamentares. Entre eles, o presidente da Subseção Santos.

A partir de 1933, a OAB Santos está presente em todos os momentos da região e do país.

Enfrentou revoluções, crises políticas e econômicas, além de inúmeras tentativas de silenciar a classe e os cidadãos.

A segunda maior Subseção do Estado de São Paulo a cada dia renova, com dignidade, seu compromisso em defesa das prerrogativas de seus inscritos e dos direitos fundamentais que formam a base da Democracia e da Cidadania.


pub