Assis

08 de abril de 2024 - segunda

‘Queremos criar uma conexão mais forte com as comissões do interior’, diz vice-presidente da OAB SP

Leonardo Sica conduziu encontro; tesoureiro da Secional, Alexandre de Sá também participou

homem de pé fala, e três pessoas escutam
Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP, fala durante encontro Foto: OAB SP/Divulgação


“Hoje, quase 50 mil advogadas e advogados trabalham, de forma voluntária, para mais de 4 mil comissões em todo Estado. Isso significa que 13% da advocacia paulista está atuando de graça para a sociedade e para a classe. E nós queremos criar uma conexão mais forte com as comissões do interior e estar cada vez mais próximos de vocês”. A frase é do vice-presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Leonardo Sica, durante encontro com presidentes e membros de comissões da 27ª Subseção de Assis, no sábado (6). 

Diretor-tesoureiro da Secional, Alexandre de Sá Domingues também participou da reunião. Os dirigentes da Ordem paulista foram recebidos pela presidente da Casa, Lenise Antunes Dias, e pela coordenadora do Núcleo ESA (Escola Superior da Advocacia) Assis, Loriesse Maria Siqueira Bueno Silva, para um bate-papo com integrantes de oito comissões locais. 

A proposta do evento foi criar um espaço para o compartilhamento de dados, esclarecimentos e orientações essenciais visando aprimorar as práticas futuras. “Na Secional, as comissões são coordenadas pela vice-presidência. Portanto, quero poder ajudar e ser ajudado ouvindo vocês”, pontuou Sica, antes de dar sequência à reunião. O encontro discutiu, de forma geral, as demandas e deliberações de cada comissão, além de traçar metas de trabalho para os próximos meses.

Alexandre de Sá Domingues, diretor-tesoureiro da Secional, fala durante encontro. Foto: OAB SP/Divulgação

‘Papel fundamental’ 

O tesoureiro da OAB SP destacou a importância das atividades realizadas de forma voluntária em prol da sociedade e da advocacia. “O papel das comissões é fundamental. Sem comissão não tem OAB. As comissões é que dão, efetivamente, completude e metas para a Ordem. É muito legal quando vemos Subseções que têm comissões ativas, que fazem reuniões para trocar ideias”, frisa Domingues. 

Presidente da OAB Assis, Lenise Antunes agradeceu a presença dos dirigentes da Secional e dos integrantes de cada comissão. “Estamos aqui, hoje, para compartilhar experiências com o doutor Leonardo, para abrir a nossa cabeça quanto a projetos e como podemos fazê-los. Essa reunião é, também, uma forma de agradecimento à atuação de vocês nesses três anos que estou à frente da Subseção e toda parceria que sempre tivemos”, finaliza.

Aproximação
O encontro reuniu dirigentes e membros das comissões de Ética e Disciplina, Jovem Advocacia, Direito Previdenciário, Direito da Saúde, Direito de Família e Sucessões, Direito de Trânsito, Direito Digital e Direito Constitucional. 

Durante o bate-papo com Leonardo Sica e Alexandre Domingues, a presidente da Comissão da Jovem Advocacia de Assis, Heloísa Romagnolo Goes, destacou o esforço da diretoria da OAB SP em se aproximar da advocacia do interior. 

Quando vocês assumiram, senti essa diferença por vocês estarem presentes, mesmo de longe. Sinto que vocês estão se entregando de coração para fazer acontecer, de fato, a advocacia, e para nos ajudar de forma plena. Então, agradeço por vocês conseguirem puxar as Subseções para perto e por estarem presentes”, pontuou.

O vice-presidente e o tesoureiro da Secional visitaram, ainda, as instalações da Casa da Advocacia de Assis. A interiorização da OAB SP é um dos pilares da diretoria atual: estar cada vez mais próximo de advogadas e advogados do interior, para promover ações de acolhimento e atender mais, melhor e de maneira mais humanizada a advocacia de todo o Estado de São Paulo.
 


pub