Verdade Sobre a Escravidão Negra No Brasil

13 de maio de 2024 - segunda

Caminhada Educativa “Chão dos Nossos Ancestrais” quer deixar viva memória e história do povo negro

Participantes vão conhecer história negra em diversos pontos do centro da capital de São Paulo

Foto: Divulgação OAB SP

A Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB SP) promove neste sábado (18) a 2ª Caminhada Educativa “Chão dos Nossos Ancestrais”, que percorre pontos importantes da história negra no centro de São Paulo. O ponto de encontro será na sede da OAB SP, na Praça da Sé, às 14h.

O objetivo da ação é evitar o apagamento da memória e da história da população negra. Por isso, o evento é realizado na semana do dia 13 de maio, data da abolição da escravatura no Brasil.

Rosana Rufino, presidente da Comissão, destacou a importância de pisar no mesmo chão que os ancestrais pisaram, como forma de enraizar a presença da comunidade negra no território e criticar a abolição que não efetivamente libertou os escravizados. “Em alusão ao 13 de maio e como uma crítica a pseudo abolição, pisaremos no chão daqueles que nos antecederam e nos trouxeram até aqui, enraizando nossa presença no território sagrado para nós”, disse Rufino,

Nesta edição, a caminhada passará pelo bairro Bixiga, conhecido como o território do quilombo Saracura e berço do samba paulistano, incluindo a famosa escola de samba Vai-Vai. O evento terminará com uma roda de samba, contando com a participação de ritmistas da Família Tamarineira.

A atividade conta com o apoio do Movimento Saracura Vai-Vai e do Conselho de Griots do Movimento Negro Unificado, buscando ressaltar os locais de memória e resistência da comunidade negra, além de arrecadar fundos para a campanha Ação Solidária Inverno, que será destinada a instituições cadastradas na Comissão de Ação Social e Cidadania.

A programação inclui um momento de café de boas-vindas e credenciamento, coletiva de imprensa, saída da OAB SP às 15h, visita ao Bixiga/Território Quilombo Saracura das 15h às 17h, e encerramento com a participação dos ritmistas da Vai-Vai/Família Tamarineira às 17h.

As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. Quem quiser, poderá fazer uma doação de R$ 10 ou R$ 20 para a campanha Ação Solidária Inverno. Todo o valor arrecadado no evento será destinado a instituições cadastradas na Comissão de Ação Social e Cidadania.

2ª Caminhada Educativa “Chão dos Nossos Ancestrais”
Data: 18/05, às 14h
Local: Praça da Sé, 385, São Paulo - SP