Congresso Estadual da Jovem Advocacia

20 de maio de 2024 - segunda

OAB SP e o futuro da advocacia: Congresso Estadual da Jovem promove aprendizado e interação

10ª edição do evento reuniu caravanas de 30 cidades em São José dos Campos

Os estudantes de direito Felipe Ferreira, Lívia Fernandes e Lívia Teles acompanharam o Congresso em São José dos Campos. Foto: Divulgação OAB SP


Ao som de música eletrônica e com canhões de luzes coloridas, centenas de jovens chegavam para um encontro animado. A cena poderia até ser confundida com uma balada, mas era mais uma edição do Congresso Estadual da Jovem Advocacia, promovido pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo). A décima edição do evento foi realizada em São José dos Campos, no último sábado (18).

Com cerca de 1.800 inscritos e caravanas de mais de 30 cidades do estado, o Congresso lotou o auditório do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos. O público pôde acompanhar dez painéis, ao longo de um dia de muito aprendizado sobre a prática da advocacia e o funcionamento do sistema da Ordem, além de dicas sobre as tendências do mercado jurídico.

A advogada Renata Venâncio participou do evento com um grupo de 30 pessoas de Taubaté. Ela se formou em 2018, mas está começando a advogar agora. “Vim para buscar motivação mesmo, é difícil não se desmotivar no início. Ter contato com histórias de pessoas que também tiveram dificuldades é algo que faz a gente se inspirar e pensar que também podemos conseguir”, afirmou.

Já a estudante de São José dos Campos Bruna Wanderley não pretende seguir carreira na advocacia, mas participou do Congresso para aprender sobre a prática jurídica e fazer networking. “O meu objetivo é ser delegada da Polícia Civil. Eu acho que esse tipo de evento é bem importante para os estudantes, para a gente entender como funciona essa área e começar a conviver com os advogados. A gente já se sente na nossa profissão”, comentou.

A estudante Bruna Wanderley e a advogada Renata Venâncio aprovaram o evento. Foto: Divulgação OAB SP

Os debates foram conduzidos por especialistas do mercado jurídico e tiveram a participação de dirigentes da OAB SP. O primeiro painel explicou técnicas de oratória e contou com uma verdadeira aula sobre sustentação oral do vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica. Advogado criminalista com 25 anos de experiência, Sica passou dicas práticas de como a jovem advocacia deve se comunicar nos tribunais.

As amigas e estudantes de direito Lívia Teles e Lívia Fernandes pretendem seguir a área criminal e gostaram muito do conteúdo sobre oratória. Elas viajaram de Caraguatatuba para acompanhar o Congresso em São José dos Campos. “Achei que as dicas do Leonardo Sica foram valiosas, dá pra aplicar muito bem na carreira”, elogiou Lívia Fernandes.

Na sequência, foi a vez da secretária-geral da Ordem paulista, Daniela Magalhães, falar sobre a gestão estratégica de escritórios de advocacia. Os profissionais de direito não aprendem administração na faculdade, mas precisam ser empreendedores para tocar a carreira na advocacia. Magalhães deu exemplos de ferramentas tecnológicas que podem auxiliar advogados e advogadas na rotina dos escritórios.

O diretor-tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues, conduziu o painel sobre um dos temas prioritários da entidade: prerrogativas. O dirigente explicou que o sistema de digitalização de denúncias tem dado mais celeridade aos processos de violações de prerrogativas. Ele também ressaltou que a jovem advocacia pode contar com o programa “Reação Imediata, Tolerância Zero”, sempre que se deparar com qualquer caso de desrespeito aos direitos no exercício profissional.

Felipe Ferreira é estudante de direito e estagiário na Defensoria Pública. Ele aprovou o conteúdo e a animação do Congresso. “Primeiro, eu assustei… ‘como assim, está tocando funk?’... Mas vi que é realmente normal no Congresso, acho que isso ajuda a envolver muito as pessoas, a integrar mais os jovens. Faz a gente se sentir parte da OAB SP”, disse.

Congresso da Jovem Advocacia lotou auditório de São José dos Campos. Foto: Divulgação OAB SP

“A gente tenta quebrar alguns paradigmas, trazer um pouco de brincadeira junto com muito conteúdo de valor. O evento fica leve, agradável, com painéis dinâmicos, e é por isso que as inscrições esgotam rapidamente”, destaca Guilherme Cirilo, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP.

O vice-presidente da OAB SP elogiou a organização e a disposição dos participantes do Congresso. “Um sábado ensolarado no Vale do Paraíba e 1.800 jovens advogados e advogadas escolheram estar no Congresso. Parabéns à Comissão da Jovem Advocacia que, mais uma vez, deu um show. Falaram de marketing jurídico, gestão de escritórios, oratória… Estão produzindo conhecimento e relacionamento”, destacou Leonardo Sica.

O presidente da OAB São José dos Campos, Marcelo Kajiura, ressaltou a importância desse tipo de evento para a advocacia como um todo. “Quando eu recebi minha carteira em 2003, éramos apenas uma molecada que estava chegando e só tinha a aprender. Hoje, ocorre o inverso, toda a advocacia tem aprendido com a jovem advocacia. Então, essa interação não é importante só para eles, é muito mais importante para a própria advocacia, para a própria Ordem dos Advogados do Brasil”, avaliou.



 


pub

Mais Notícias




pub
pub