
A presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Patricia Vanzolini, participou da solenidade de comemoração dos 30 anos da Subseção de Tremembé na última sexta-feira (24). O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades locais, da advocacia e dos presidentes das Subseções da 11ª Região Administrativa da OAB SP, que compreende o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
Vanzolini destacou o papel social da instituição. “Quando a OAB chega a uma cidade, ela vem se somar à prefeitura, à câmara, ao Ministério Público e ao Judiciário como um aparelho de cidadania”, afirmou. “A beleza do Sistema Ordem é que ele é um equipamento público integralmente subsidiado pela advocacia. Somos um equipamento público, sem um real de dinheiro público”, completou a presidente da OAB SP.
O presidente da OAB Tremembé, Luiz Carlos de Oliveira, também enalteceu o trabalho voluntário realizado pela advocacia atuante no Sistema Ordem. “Nós da diretoria, bem como os advogados que trabalham nas nossas comissões, somos profissionais dedicados às causas da advocacia e da população carente, pois não recebemos nenhum salário por isso. Nossa remuneração é a satisfação pessoal do dever cumprido”, disse.

Além de Vanzolini e Oliveira, a mesa de honra da solenidade foi composta pelo prefeito de Tremembé, Clemente Lima Neto; pelo coordenador do Colégio de Presidentes da 11ª Região e presidente da OAB Caraguatatuba, Marcelo William; e pelo conselheiro federal, Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa.
A cerimônia contou ainda com a entrega de carteiras da OAB para cinco novos advogados e advogadas da cidade. Depois de reforçarem o Juramento do Advogado, eles ouviram conselhos valiosos da presidente da OAB SP e dicas importantes para este início de carreira.
Patricia Vanzolini explicou sobre o Cartão Black, um cartão de visita virtual fornecido pela OAB SP a todos os recém-inscritos, e sobre o certificado digital gratuito. Ela também ressaltou a importância da qualificação profissional e indicou caminhos para os jovens advogados se especializarem, como a Oficina de Advocacia e os cursos oferecidos pela ESA (Escola Superior de Advocacia) da OAB SP, cujas mensalidades podem ter descontos com o programa Anuidade de Volta e com o cashback das compras pelo aplicativo OAB SP Shop.
“Nós temos 1,4 milhão de advogados no Brasil, mas não tem nenhum advogado igual a você, com o seu dom e a sua experiência de vida. Cada um está aqui para desenvolver seus dons plenamente e ser tudo aquilo que foi preparado para ser. E a OAB SP está aqui para te ajudar e te apoiar, o talento é todo seu”, finalizou Vanzolini.

