Congresso Estadual da Jovem Advocacia

08 de julho de 2024 - segunda

Presidente da OAB SP participa do Congresso Estadual da Jovem Advocacia edição Tatuapé

Advogados iniciantes compartilharam aprendizados e experiências em um evento que promove networking e desenvolvimento profissional

Promovido no último sábado (6) pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo), o Congresso Estadual da Jovem Advocacia edição Tatuapé proporcionou um espaço de aprendizado, networking e discussão para advogados e advogadas iniciantes, além de fortalecer o conhecimento técnico, as habilidades profissionais e o desenvolvimento pessoal dos participantes.

Com cerca de 900 pessoas, caravanas de Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Guarujá, Itanhaém, Jacareí, Jaú, Penha, Praia Grande, Santos, São Miguel Paulista, São Vicente, São Bernardo, São José dos Campos, Vila Prudente, Santo Amaro, Itaquera, Santana, São Miguel e Cruzeiro marcaram presença no evento, além da presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini.

O público pode vivenciar a experiência de acompanhar paineis de forma simultânea, através de três palcos intitulados como, Máxima Venia, Pasme Excelência e Mui Respeitosamente.

No seu discurso de abertura, Patrícia Vanzolini, presidente da Secional, apresentou três palavras significativas durante sua fala: humildade, gratidão e fé.

“A humildade nos lembra que estamos sujeitos a cometer erros e acertos ao agir. A gratidão é uma virtude admirável no ser humano, que valoriza e reconhece as contribuições dos outros. Por fim, a fé representa a crença nas pessoas e em suas boas intenções, destacando a importância de confiar e apoiar uns aos outros. Esses valores fundamentais orientam a organização e as ações da OAB, promovendo um ambiente de colaboração e respeito mútuo”, destacou.

Múltipas palestras

Dafny Procópio, estudante de direito vinda da Caravana de São José dos Campos, conta a sua experiência com o evento: "foi a minha primeira vez neste evento. Eu me surpreendi positivamente ao descobrir que haveria três palestras simultâneas. Esperava um dia com palestras sequenciais de diferentes palestrantes, mas a organização com múltiplas palestras foi muito interessante. A tecnologia dos fones de ouvido me permitiu focar e absorver bem o conteúdo das palestras, algo que gostei bastante".

O período da manhã foi marcado por cinco paineis simultâneos e, à tarde, mais três. Os temas foram: "advogado para influencers" que falou sobre compliance e publicidade em cumprimento com as diretrizes regulamentadoras no palco "Mui Respeitosamente". O palco “Pasme Excelência” apresentou oportunidades no direito da saúde, na advocacia extrajudicial, comercial e trouxe mais detalhes sobre essas áreas de atuação para os jovens.  A palestra “Networking como ferramenta para alcançar melhores resultados” que aconteceu no palco “Máxima Venia” foi do interesse da maioria dos jovens que consideram um pilar importante na formação de carreira.

Já a jovem Mariana Machado, estudante de Direito da caravana de São José dos Campos, compartilhou suas impressões sobre o Congresso Estadual da Jovem Advocacia. Ela destacou a relevância do evento em sua formação, especialmente ao mencionar a primeira experiência em um evento similar na mesma cidade.  E também ressaltou seu interesse na área criminal e que  o congresso fortaleceu suas perspectivas, ampliando também seu entendimento sobre a tecnologia destacando a necessidade de adaptação às novas ferramentas.

O encontro, organizado pela Comissão Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SP, proporcionou um espaço dinâmico onde palestrantes compartilharam suas trajetórias, destacando os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas. Essas experiências motivaram os jovens advogados a persistirem seus objetivos com determinação e dedicação, incentivando muitos a considerar novas especializações dentro do direito.

Ainda durante os painéis, foram discutidos métodos de estudo e práticas jurídicas eficazes, visando melhorar as habilidades técnicas e estratégicas dos participantes. Essas reflexões práticas enriqueceram o conhecimento dos advogados em formação, e prepararam para os desafios da profissão.