Mulheres Advogadas

04 de junho de 2024 - terça

Premiação inédita da OAB SP destaca escritórios que promovem equidade de gênero

Selo Promove Mulheres Advogadas será realizado anualmente pela secional de SP

Iniciativa inédia da OAB SP será realizada anualmente visando a promoção de equidade de gênero e raça nos escritórios da advocacia paulista. Foto: Mateus Sales

Valorização, igualdade e visibilidade. A primeira edição do selo “Promove Mulheres Advogadas” foi marcada pelo reconhecimento de escritórios paulistas no âmbito da equidade de gênero. A iniciativa, desenvolvida pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), foi liderada pela secretária-geral adjunta da secional paulista, Dione Almeida.

Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP e Dione Almeida, secretária-geral adjunta da OAB SP prestigiam o evento. Foto: Mateus Sales/OAB SP

Com 50% de representatividade feminina na atual advocacia brasileira, o selo é uma proposta pioneira idealizada pela OAB SP para reconhecer os escritórios paulistas que têm a equidade de gênero como um um pilar em sua administração. Ao todo, 19 escritórios foram premiados, seguindo os critérios estabelecidos em edital publicado em abril, com o objetivo de promover o trabalho das mulheres advogadas, viabilizando a sua inserção, permanência e ascensão nos escritórios de advocacia inscritos na Secional Paulista.

Da esquerda para direita: Joana Rodrigues, advogada, conselheira da OAB BA; Larissa Matos, advogada inscrita na OAB RN; Dione Almeida, secretária-geral adjunta da OAB SP; Silvia Pimentel, Profª. Dra. da PUC-SP e integrante do Comitê Cedaw da ONU (2005-2016); Isabela Castro de Castro, presidente da Comissão de Mulheres Advogadas; Nathusa Chaves, presidente da Mulher Advogada da OAB MA. Foto: Mateus Sales/OAB SP

Durante a abertura, Almeida pontuou que a formação das mulheres no Direito não as exime de sofrerem preconceito, seja ele de gênero ou de raça. ”Pensamos na necessidade de ocupar esse espaço, de transformá-lo em algo mais justo, acessível, correto e democrático. E a construção de um ambiente democrático não vai se realizar sem a participação de grupos vulnerabilizados”, destacou a secretária-geral adjunta da ordem paulista.

Para a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, o selo é uma forma de dar visibilidade aos escritórios que já adotam uma política de gênero, antes mesmo da ação da ordem paulista. “Escritórios mais diversos são melhores inseridos nas demandas que temos hoje”, reforçou.

Vanzolini complementou sua fala, ao lado da parede de fotos dos ex-presidentes da ordem paulista, destacando o significado de ser a primeira mulher a presidir a instituição. “Evidente que essa parede com 21 fotografias não pode estar muito certa, porque é uma visão monocular, é necessária uma visão diversa”, salientou a dirigente.

A seleção

O Comitê Organizador do selo, formado por nove advogadas representadas por todas as regiões do Brasil, analisou as candidaturas inscritas no projeto seguindo os critérios dispostos em edital. Os requisitos observados estavam relacionados à implementação de ações e soluções eficazes para incentivar a empregabilidade, igualdade de gênero e raça e ascensão no âmbito da Advocacia.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB MA, Nathusa Chaves, a iniciativa da OAB SP inicia um movimento de reconhecimento da representação feminina da advocacia, do quanto esse grupo têm acrescido e engrandecido a classe.

Escritórios Premiados

Tae Young Cho, sócia- fundadora do escritório Gonsales & Cho Advogados Associados, recebendo o reconhecimento de bronze. Foto: Mateus Sales/OAB SP

Dos 19 escritórios reconhecidos com o selo, 11 foram classificados na categoria bronze, sete na categoria prata e um na categoria ouro. Representando o Gonsales & Cho Advogados Associados, que recebeu a premiação bronze, Tae Young Cho, sócia-fundadora do escritório, evidenciou a iniciativa da OAB SP. “Fazer parte desse movimento e estar junto da OAB SP tem um significado enorme, porque é assim que nós vamos conseguir, realmente, fazer as mudanças dentro do mercado jurídico”, pontuou a defensora.

Laura Souza, sócia do escritório Machado Meyer, recebendo o reconhecimento de prata. Foto: Mateus Sales/OAB SP

Levantar dados sensíveis dos escritórios foi uma tarefa que fez muitos dos inscritos desenvolverem o senso de autoconhecimento necessário para atender aos requisitos. Sócia do escritório Machado Meyer, premiado na categoria Prata, Laura Souza comentou o ineditismo da ação proposta. “Ter um reconhecimento da OAB SP, do nosso esforço, mais do que dos resultados, nos faz acreditar na possibilidade de um mundo jurídico mais igualitário”, destacou Souza.

Thaís Alfonso, gerente da divisão de diversidade e inclusão do escritório Lobo de Rizzo, recebendo o reconhecimento de ouro. Thaís Foto: Mateus Sales/OAB SP

Para a gerente de Diversidade e Inclusão do Lobo de Rizzo, Thaís Alfonso, é sempre importante para o escritório, reconhecido com o selo Ouro, estar vigilante diante da temática. "Ficamos muito orgulhosos com o reconhecimento,  um trabalho da equipe do escritório, que estamos construindo ao longo desses anos com um time genuinamente engajado no assunto", enfatizou Alfonso.

Lista completa de escritórios reconhecidos no selo “Promove Mulheres Advogadas”

Bronze

Trench Rossi e Watanabe Advogados

Ouro
Lobo de Rizzo Advogados

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.