Jovem Advocacia

20 de maio de 2024 - segunda

Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP, reforça compromisso da Ordem com a Jovem Advocacia

Vanzolini participou do II Congresso sobre o tema, em São José do Rio Preto, no último sábado (18)

A presidente da OAB SP, Patricia Vanzoli, conversou com o público sobre “Standard Probatório nos Crimes de Gênero”. Foto: Júlia Fernandes

Com o auditório lotado, ocupado por mais de 200 pessoas em pleno final de semana, Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), abriu o II Congresso da Jovem Advocacia de São José do Rio Preto, no último sábado (18), com a palestra intitulada “Standard Probatório nos Crimes de Gênero”.

O evento reuniu autoridades locais, palestrantes de diferentes áreas de atuação e, principalmente, muito conteúdo direcionado aos profissionais do Direito no início de suas carreiras.

Vanzolini reforçou seu compromisso contínuo com a Jovem Advocacia, fomentado por sua atuação acadêmica, e destacou os serviços pioneiros da Ordem paulista, criados para auxiliar o bom desenvolvimento e a busca pelo sucesso da Jovem Advocacia. “Eu cuido de todos os advogados do Estado, mas não é segredo para ninguém que ser o esteio da Jovem Advocacia sempre foi o meu maior objetivo. Sou professora há muito tempo e vivo de perto esses primeiros anos da profissão. Por isso, luto para que a Ordem seja apoio e referência para todos”, ressaltou Vanzolini na abertura do Congresso.

O programa Anuidade de Volta, que transforma o valor pago na anuidade em créditos que podem ser utilizados em cursos de extensão e pós-graduação disponíveis na ESA (Escola Superior da Advocacia), foi um dos exemplos mencionados pela presidente.

A responsável pela coordenação da comissão organizadora do evento, Ana Luiza Ayres,  comentou que a  atuação e carreira de Vanzolini é um exemplo a ser seguido. “Nos empenhamos muito para a realização desse Congresso e escolhemos a dedo todos os palestrantes aqui presentes, em especial a doutora Patricia Vanzolini, que, com certeza, abrilhantou ainda mais o nosso sábado”, afirmou Ayres.

Evento também apresentou aos jovens advogados os serviços disponibilizados pela OAB SP. Foto: Júlia Fernandes

Mesmos serviços e benefícios

O presidente da 22ª Subseção da OAB SP em São José do Rio Preto, Henry Atique, também comemorou o sucesso de público conquistado pelo II Congresso da Jovem Advocacia e agradeceu a parceria firmada entre a Secional da OAB SP e o interior paulista.

O Plano de Interiorização da Ordem paulista, que visa levar os mesmos serviços e benefícios oferecidos na Capital às subseções do interior, é o motivo dessa conexão. “Eu agradeço o trabalho excepcional que a nossa Secional tem feito pela advocacia paulista e, especialmente hoje, a atenção com a Jovem Advocacia. É muito clara a preocupação que precisamos ter com esse público, pois o início de carreira não é fácil”, completa Atique.

Na ocasião, a palestra ministrada por Patricia Vanzolini, intitulada “Standard Probatório nos Crimes de Gênero”, promoveu de forma didática e com exemplos práticos a importante reflexão sobre a quantidade de provas necessárias para condenação em casos de crimes de gênero, que atingem majoritariamente as mulheres. “Standard probatório é o nível de provas que um caso necessita para que alguém seja condenado em um crime de gênero. Essa questão me angustia, porque, como mulher e mãe de duas filhas, a violência contra a mulher é um sinal de alerta gigante em nossa sociedade, que precisa ser discutida e tratada a partir dos direitos fundamentais. E aqui estamos para reforçar essa questão”, finaliza Vanzolini.