Presidente Epitácio

10 de junho de 2024 - segunda

Presidente da OAB SP reforça laços de confiança com as Subseções

Patricia Vanzolini e Leonardo Sica percorreram cinco cidades da região de Presidente Prudente

Patricia Vanzolini e Leonardo Sica durante inauguração da sala de coworking da Subseção de Adamantina Foto: Marcus Liborio/OAB SP Divulgação

A presidente e o vice da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), respectivamente, Patricia Vanzolini e Leonardo Sica, percorreram cinco cidades do oeste paulista, na sexta-feira (7). Os compromissos incluíram inaugurações, entrega de carteiras a advogadas e advogados recém-aprovados no exame da Ordem, além de palestra e encontros com a advocacia de Adamantina, Presidente Bernardes, Santo Anastácio, Presidente Venceslau e Presidente Epitácio.

A agenda faz parte do programa de Interiorização da Ordem paulista, que busca estar cada vez mais próximo da advocacia do Interior. Vanzolini destacou, inclusive, a confiabilidade que se estabeleceu entre a Secional e as Subseções, durante a inauguração da sala de Coworking da OAB Adamantina. “Esse espaço é a materialização do trabalho que construímos nesses dois anos e meio. O mais importante, contudo, foi ter estabelecido esse laço de confiança”, enfatizou.

“Às vezes divergindo, às vezes convergindo e negociando. No entanto, esses laços são o nosso grande legado e essa sala (de Coworking) materializa isso. Sabemos que há muito mais a fazer, tanto em termos de modernização quanto em termos de melhorar a gestão e torná-la ainda mais autônoma para as Subseções, mas sinto que estamos no caminho certo”, complementou a presidente da OAB SP.

Recebidos pelo presidente da Subseção de Adamantina, Marco Aurélio Fontana Figueiredo, os dirigentes da Ordem paulista também participaram da inauguração da sala da OAB no Fórum da cidade. Leonardo Sica destacou a importância do espaço para promover o contato pessoal entre judiciário e advocacia em meio às plataformas digitais, cada vez mais presentes no dia a dia da população.

“Essa sala serve para recuperar a presença real, física e política. Estamos aqui porque somos parte integrante da administração da Justiça, e, enquanto houver um prédio da Justiça, tem de ter a bandeira da OAB fincada ali. E, hoje, com as novas instalações, a gente fica muito feliz por essa conquista para a advocacia de Adamantina”, disse Sica.

Roda de conversa realizada na Subseção de Presidente Bernardes

Giro pelo Interior
O giro pelo oeste paulista incluiu mais quatro cidades. Em Presidente Bernardes, Vanzolini e Sica foram recepcionados pelo dirigente da Subseção, Carlos Fernando Omito, para um bate-papo com a advocacia local e visita ao Fórum do município. Compromisso semelhante ocorreu na OAB Santo Anastácio, que tem como presidente o advogado Caio Vinicius Dias Buarraj.

Em roda de conversa com os profissionais da cidade e região, foram discutidos temas relevantes para a advocacia, como Assistência Judiciária e Honorários, por exemplo, além de demandas e desafios locais. “A proposta das visitas é justamente essa: entender cada realidade e ver como a OAB SP pode intervir e ajudar”, reforçou Sica.

Entrega de carteiras e aula magna
Em Presidente Venceslau, Leonardo Sica participou, ao lado do presidente da Subseção, Miguel Francisco de Oliveira Flora, e sua diretoria, da entrega de carteiras a advogados e advogadas recém-aprovados no Exame da Ordem, além da inauguração da Galeria de Presidente da Casa.

Já Patricia Vanzolini ministrou a Aula Magna: Habeas Corpus na Prática, que marcou a inauguração do novo Núcleo da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB Presidente Epitácio. Recebida pela presidente da Casa, Evellyn Rodrigues Xavier; e pela coordenadora da ESA local, Ana Paula Lima Ferreira, a presidente da Secional reforçou a importância da qualificação para atuação na área do Direito.

“É fundamental sempre buscar o aprimoramento profissional. Quero dizer, sobretudo para os jovens advogados, que a educação é a única forma verdadeira de transformação: a educação transforma a vida de uma pessoa, transforma a vida de um País. Devo tudo o que sou ao fato de ter estudado”, finalizou Vanzolini.

Aula Magna na Subseção de Presidente Epitácio marcou a inauguração do Núcleo ESA Foto: Marcus Liborio/OAB SP Divulgação