Araçatuba

17 de junho de 2024 - segunda

‘A advocacia quer ver resultado’, diz presidente da OAB SP

Patricia Vanzolini destacou as conquistas do Interior durante reinauguração da Subseção de Araçatuba

Uma mulher de terno fala em um microfone.
Presidente da OAB SP reinaugura nova Casa da Advocacia em Araçatuba. Foto: Marcus Libório/OAB SP

Parte da diretoria da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) cumpriu agenda em cinco cidades do Interior, na sexta-feira (14): Promissão, Guararapes, Valparaíso, Mirandópolis e Araçatuba. Nesta última, a presidente da Secional, Patricia Vanzolini, acompanhada de seu vice, Leonardo Sica; e do tesoureiro da entidade, Alexandre de Sá Domingues, reinaugurou a Casa da Advocacia, que passou por reestruturação geral e adequação da acessibilidade.

A dirigente elogiou os avanços alcançados pela equipe local e agradeceu, diretamente à presidente da OAB Araçatuba, Lucila Koga Gomes dos Santos, pela credibilidade depositada à entidade. “Gratidão. Não apenas por realizar esse trabalho exemplar, mas por ter dado um voto de confiança para o novo. Por ter acreditado na Secional e confiado que não iríamos abandonar o Interior. Que teríamos um olhar de igualdade para todas as Subseções”, destacou.

Uma mulher de vestido preto em pé na frente de um grupo de pessoas.
Patricia Vanzolini discursa durante entrega de carteiras na OAB Mirandópolis. Foto: Marcus Libório/OAB SP

Estar cada vez mais perto da realidade da advocacia paulista e atender as demandas de cada região, sem fazer distinção, é uma das prioridades da OAB SP. Para Vanzolini, o que conta, ao final, são os benefícios alcançados, independentemente de quem está à frente da entidade.

“O importante é a advocacia. A advocacia não quer saber quem está na gestão. Ela quer resultado. Portanto, agradeço a todos que acreditam na força da união, do servir e da missão acima de todas as questões pessoais, pois o que fica é o legado. E, para deixar um grande legado, temos que estar unidos. Por isso, o que eu vejo, daqui para frente, são mais conquistas”, concluiu a mandatária, ao apontar as melhorias feitas na Casa da Advocacia de Araçatuba.

Entre elas, troca do piso, reformas elétricas e do telhado, além da instalação de um elevador que dá acesso aos segundo e terceiro andares. A farmácia da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) também foi ampliada e modernizada, bem como o consultório odontológico. “Nós temos 48 farmácias que passarão por todas as reestruturações de suas unidades físicas e virtuais. É a OAB SP olhando para o nosso sistema da Ordem de modo inclusivo”, enfatizou a presidente da CAASP, Adriana Galvão.

Vice-presidente da Secional, Leonardo Sica reforçou o propósito da entidade em atuar de forma igualitária para com toda advocacia do estado. “Começamos o dia em Promissão. Lá, que é muito menor que Araçatuba, visitamos a nova Casa da Advocacia. Tirando o tamanho, uma vez que Promissão tem menos advogados e advogadas que Araçatuba, ela (a Casa) vai ter tudo o que tem aqui. E é isso que a gente quer: vencer o histórico de iniquidade e de desigualdade”, destacou Sica.

Grupo de pessoas reunidas em torno de placa de reinauguração da nova Casa da Advocacia de Araçatuba.
Reinauguração da nova Casa da Advocacia e Cidadania de Araçatuba. Foto: Marcus Libório/OAB SP

‘Cumpriu com a palavra’

Presidente da Subseção de Araçatuba, Lucila Koga agradeceu sua equipe pelo trabalho realizado e lembrou do dia em que recebeu o tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues, em Araçatuba, momento em que a reforma da Casa ainda estava no papel. “Depois de fazer todos os trâmites junto à Secional, o doutor Alexandre veio aqui, viu a nossa situação e falou: ‘segunda-feira estarei em São Paulo e o seu pedido vai andar’. E ele cumpriu com a palavra”, contou Koga.

Domingues destacou que a Ordem paulista ‘está sendo fiel àqueles que sonharam primeiro que nós”. “Estamos, portanto, levando o sonho adiante. É isso que estamos fazendo aqui, hoje: a renovação de compromisso com a advocacia e dos ideais da OAB SP, que é ter uma sociedade mais justa e mais fraterna”, enfatizou.

Giro pelo Interior

Um grupo de pessoas sentadas em uma mesa com microfones.
Diretoria da OAB SP participa de entrega de carteiras na Subseção de Valparaíso. Foto: Marcus Libório/OAB SP

O giro pelo Interior começou em Promissão, onde a diretoria da OAB SP foi recepcionada pela presidente da Subseção, Ana Paula Ribas Capuano; e pelo diretor do Fórum, Renan de Assis Gomes Santos. A advocacia local se reuniu no Salão do Júri para uma roda de conversa que discutiu, entre outros temas, as demandas locais.

Em Guararapes, também no Salão do Júri do Fórum, Patricia Vanzolini, Leonardo Sica e Alexandre de Sá Domingues participaram da cerimônia de entrega de carteiras a novos advogados e advogadas recém-aprovados no exame da Ordem. Liderado pelo presidente da OAB local, Luiz Carlos Braga, o evento contou com as presenças de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e da Polícia Civil.

As Subseções de Mirandópolis, presidida por Altair Alecio Dejavite; e de Valparaíso, comandada por Alexandre Spigiorin Limeira, também realizaram entrega de carteiras. Na última, houve, ainda, a inauguração da sala da OAB no Fórum Municipal e da Galeria de Ex-Presidentes, que contou com a participação do advogado Álvaro Coleto. Ele soma 11 mandatos à frente da Subseção de Valparaíso, contabilizando quase 33 anos dedicados ao sistema Ordem.

Os eventos de sexta-feira contaram com as presenças de presidentes de Subseções de várias cidades da região de Araçatuba, além da participação dos conselheiros Secionais João Rizolli e Jocelino Pereira da Silva.