Santos

19 de junho de 2024 - quarta

OAB Santos visita as atuais dependências e estruturas do IML: 'finalmente, a população tem um atendimento humanizado'

A volta do pleno atendimento do Núcleo de Santos é uma das causas sociais da Subseção

Subseção de Santos ganhou uma luta sobre o pleno atendimento do IML da cidade. Foto: Divulgação


Na última terça-feira (17), o presidente da OAB de Santos (Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Santos), Raphael Meirelles, e o Juiz de Direito Alexandre Betini (Tribunal de Justiça do Estado) fizeram visita técnica às instalações do Instituto Médico Legal da Cidade. O que os dois representantes da Advocacia e do Judiciário constataram foi a humanização para a sociedade e para o trabalho do servidor.

Ana Keila Mantovani, médica-legista, e Anderson Derbedrossian, agente da Polícia Civil do Estado, receberam Raphael Meirelles e Alexandre Betini para visita técnica às instalações, cuja entrega para a sociedade santista percorreu longo e difícil caminho.

A volta do pleno atendimento do Núcleo de Perícias Médico Legais de Santos é uma das causas sociais que a OAB Santos assumiu defender em prol da população desde 2022. Era necessário, contudo, verificar se os avanços prometidos tinham sido cumpridos.

Para Raphael Meirelles, “as atuais instalações estão de acordo com aquilo que a OAB Santos exigiu em prol da população, em especial, das mulheres vítimas de violência: atendimentos humanizados e exames específicos, em sistema de 24 horas.  Acredito que nossa instituição e o Judiciário fizeram seu papel. Lutamos por atendimento com dignidade para os santistas, incluindo condições de trabalho, também dignas, para o servidor”.

Por sua vez, Alexandre Betini lembrou que, na visita das duas instituições, em janeiro, a preocupação era o número de médicos-legistas concursados, mas ainda em treinamento pela Academia de Polícia Civil do Estado. Hoje, o IML conta com oito especialistas para atender as demandas. O representante do Judiciário também mencionou que, com a atual estrutura, será possível realizar e agilizar as perícias feitas em presos, antes de audiências de custódia, até então feitas dentro do Fórum. “Pela organização dos espaços esperamos, podemos estudar a viabilidade de audiências virtuais de custódia”, afirma.

Meirelles agradeceu o comprometimento tanto do Poder Judiciário como da Secretária de Segurança Pública do Estado, solidários com a necessidade de todos aqueles que precisam, em algum momento, dos serviços do IML.

Clique aqui para participar do canal da OAB SP no Whatsapp! Receba notícias e novidades.


pub