Nesta quarta-feira, (26), a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) retomou as visitas a escritórios de grandes sociedades, em mais uma agenda da OAB SP In Company. A ação, idealizada pelas comissões de Sociedades de Advocacia e Apoio a Departamentos Jurídicos, tem por finalidade apresentar as atividades que estão sendo promovidas pela Ordem paulista em prol dos advogados que atuam na iniciativa privada. Representando a Secional, estiveram presentes a presidente Patricia Vanzolini, o seu vice Leonardo Sica e o presidente da Comissão Especial de Sociedades de Advocacia, Flávio Páscoa.
No primeiro compromisso da manhã, a comitiva da OAB SP foi recebida por Valdo Cestari de Rizzo e Marcelo Bez Debatin da Silveira. Vanzolini explicou aos anfitriões que a proposta do encontro era de “prestar contas” e apresentar as possibilidades que a Secional oferta aos seus inscritos. “Estamos aqui para mostrar que, com o dinheiro da anuidade, estamos fazendo um trabalho importante para a advocacia menos favorecida, um trabalho de Justiça distributiva e de equilíbrio”, pontuou.
Além da atuação da OAB SP, foi discutido como o exercício da profissão tem se desenvolvido ao longo dos anos. Rizzo comentou que a advocacia mudou muito durante as últimas décadas. “Quando eu comecei a advogar, nos anos 1980, era completamente diferente. Poucas gerações, como a minha, pegaram tantas transformações na advocacia. Quando eu comecei, era artesanal, lembro das pessoas datilografando as petições na máquina e levando ao Fórum”, relatou o advogado.
A segunda visita foi acompanhada pelos sócios do escritório: Carlos Barbosa de Mello, Julio Neves, Rodrigo Junqueira e pelas sócias Laura Affonso e Ana Carolina Utimati. Assim como na visita anterior, foram apresentadas as iniciativas propostas pela OAB SP a favor dos advogados, como a possibilidade de resgatar 100% do valor pago da anuidade em cursos promovidos pela Escola Superior da Advocacia (ESA). Outro benefício é o aplicativo OAB SP Shop, que garante descontos de até 50% em produtos e serviços, além do retorno de créditos que podem ser abatidos em até 100% da anuidade.
O sócio Carlos de Mello, que baixou o aplicativo enquanto ouvia as explicações, parabenizou a OAB SP pelas iniciativas e mostrou-se surpreso com a proposta do projeto OAB SP In Company.“Nunca aconteceu da OAB nos procurar”, destacou o advogado.
A agenda de visitas a escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de grandes empresas deve continuar nas próximas semanas.