Sociedades De Advocacia

26 de junho de 2024 - quarta

Avanços na advocacia são debatidos em visitas do projeto OAB SP In Company

Diretoria apresenta atividades promovidas pela Ordem paulista em prol dos advogados que atuam na iniciativa privada

Nesta quarta-feira, (26), a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) retomou as visitas a escritórios de grandes sociedades, em mais uma agenda da OAB SP In Company. A ação, idealizada pelas comissões de Sociedades de Advocacia e Apoio a Departamentos Jurídicos, tem por finalidade apresentar as atividades que estão sendo promovidas pela Ordem paulista em prol dos advogados que atuam na iniciativa privada. Representando a Secional, estiveram presentes a presidente Patricia Vanzolini, o seu vice Leonardo Sica e o presidente da Comissão Especial de Sociedades de Advocacia, Flávio Páscoa.

No primeiro compromisso da manhã, a comitiva da OAB SP foi recebida por Valdo Cestari de Rizzo e Marcelo Bez Debatin da Silveira. Vanzolini explicou aos anfitriões que a proposta do encontro era de “prestar contas” e apresentar as possibilidades que a Secional oferta aos seus inscritos. “Estamos aqui para mostrar que, com o dinheiro da anuidade, estamos fazendo um trabalho importante para a advocacia menos favorecida, um trabalho de Justiça distributiva e de equilíbrio”, pontuou.

Além da atuação da OAB SP, foi discutido como o exercício da profissão tem se desenvolvido ao longo dos anos. Rizzo comentou que a advocacia mudou muito durante as últimas décadas. “Quando eu comecei a advogar, nos anos 1980, era completamente diferente. Poucas gerações, como a minha, pegaram tantas transformações na advocacia. Quando eu comecei, era artesanal, lembro das pessoas datilografando as petições na máquina e levando ao Fórum”, relatou o advogado.

A segunda visita foi acompanhada pelos sócios do escritório: Carlos Barbosa de Mello, Julio Neves, Rodrigo Junqueira e pelas sócias Laura Affonso e Ana Carolina Utimati. Assim como na visita anterior, foram apresentadas as iniciativas propostas pela OAB SP a favor dos advogados, como a possibilidade de resgatar 100% do valor pago da anuidade em cursos promovidos pela Escola Superior da Advocacia (ESA). Outro benefício é o aplicativo OAB SP Shop, que garante descontos de até 50% em produtos e serviços, além do retorno de créditos que podem ser abatidos em até 100% da anuidade.

O sócio Carlos de Mello, que baixou o aplicativo enquanto ouvia as explicações, parabenizou a OAB SP pelas iniciativas e mostrou-se surpreso com a proposta do projeto OAB SP In Company.“Nunca aconteceu da OAB nos procurar”, destacou o advogado.

A agenda de visitas a escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de grandes empresas deve continuar nas próximas semanas.